viagens-ecológicas
Roteiros

Viagens Ecológicas e Sustentáveis

Se já está a começar a planear as suas viagens de 2020, lembre-se que há sempre forma de ser mais ecológico e sustentável. Por vezes achamos que já fazemos muito, mas se olharmos com atenção para o que nos rodeia, o que fazemos ainda é insuficiente. Siga as nossas dicas e prepare-se para uma viagem mais prazerosa… para si e para o planeta!

Não alimentar animais

A tentação de alimentar animais queridos, que parecem fazer-nos olhinhos, é grande. Não o faça! Isso altera o comportamento natural dos bichinhos e torna-os dependentes do homem, logo, mais vulneráveis.

Não tocar nos animais selvagens

Quem diz comer, diz tocar também. É uma tentação tocar nos golfinhos, ou nas tartarugas que nadam à sua volta. Sabia que uns segundos das suas carícias podem servir para contaminar os animais com doenças potencialmente fatais?

Cuidado com as fotografias

Todos querem captar os melhores momentos e as recentes máquinas fotográficas, que dispensam o rolo, apelam ao disparo constante. Cuidado ao fotografar animais com flash, podem assustar-se. Para além disso, deve ter também cuidado com os seres humanos que fotografar: as comunidades locais, muitas vezes minorias étnicas, merecem respeito! Terá que falar com elas e perguntar se o autorizam a tirar a fotografia.

Não roube “recuerdos”

Respeite a natureza! Pedras, conchas, flores… É tudo para ficar no sítio onde está. Há muitos exemplares destes artigos, mas pense assim: se cada pessoa que, por exemplo, for a Ofir trouxer com ela uma concha, como irá ficar a praia?

viagens-sustentáveis-revista-minha

Não faça parte dos abusos a animais

Passeios em elefantes ou camelos, espetáculos que envolvem animais, aves de rapina presas só para a fotografia… Já imaginou se fosse consigo? Recuse este tipo de atividade. Se todos fizermos o mesmo, essas dinâmicas deixarão de ter procura, logo, a oferta irá desaparecer.

Ajude a estimular a economia local

Ao comprar coisas, como souvenirs, procure fazê-lo através do comércio local. Ao escolher o alojamento, pode seguir o mesmo processo: não faltam guesthouses ou pequenas casas para alugar na maioria dos sítios. Prefira-as em detrimento das grandes cadeias nacionais. O mesmo é válido na hora de almoçar e jantar fora!

Cuidado com a água

Esta dica já é um clássico: não deve desperdiçar água. O que se calhar não sabe é que, por vezes, há grandes resorts – com piscinas e muitas outras valências que exigem a utilização de muita água – rodeados por locais onde a seca é uma realidade. Tenha isso em conta antes de reservar as suas férias e, se num hotel, tenha cuidado com a água do duche e a quantidade de vezes que escolhe mandar as suas toalhas para lavar.

Não imprima o bilhete de avião

Precisa mesmo de imprimir o bilhete de avião? Hoje em dia já quase todos os aeroportos têm dispositivos e equipamentos que permitem aceder ao seu bilhete. O mesmo se aplica à sua reserva de hotel: descarregue a app do Booking, que lhe permite aceder às suas reservas sempre que desejar.

Não se desvie dos trilhos

Quem nunca teve vontade de espreitar para além dos trilhos de uma paisagem natural? Compreendemos perfeitamente, mas não deve transpô-los: os trilhos existem muitas vezes para sua segurança e outras para proteger o património envolvente.

 

 

Deixar comentário