capa amor revista minha
Efeméride

14 de fevereiro: Dia de São Valentim

Aquele dia que dizem ser do amor! Um amor que, por vezes, nos põe de cabeça para baixo, mas que é a chave da felicidade! 

Aproxima-se o dia 14 de fevereiro, conhecido como Dia de S. Valentim ou Dia dos Namorados, e começa a corrida às lojas. Vendem-se peluches amorosos, muitos anéis e postais com frases românticas. Os restaurantes esgotam a lotação: são muitos os jantares a dois agendados. Mas, aquilo que hoje em dia é por muitos visto como um golpe comercial, tem uma origem bastante mais profunda.

Diz-se que na Roma Antiga, por volta do século III e apesar de o imperador Cláudio II proibir o casamento – procurando homens fortes e solteiros para as suas fileiras – um bispo chamado Valentim terá continuado a realizar casamentos em segredo. Assim que foi descoberto, o Bispo Valentim foi preso e condenado à morte, o que terá acontecido no dia 14 de fevereiro. Durante a sua clausura, Valentim – já um ícone do amor e da família – recebeu várias cartas e flores de jovens com mensagens de esperança e de amor. Entre as cartas recebidas estava a de Astérias, a filha cega de um dos seus carcereiros. O amor por Valentim terá curado milagrosamente a sua cegueira e durante alguns meses trocaram correspondência apaixonada que o Bispo assinava como “do seu Valentim”.

Ainda hoje é comum usar-se na língua inglesa a expressão “Be My Valentine” (sê o meu Valentim). Sem provas históricas concretas, ainda hoje há várias lendas diferentes associadas a esta efeméride. 

Curiosidades

No Brasil, a data é celebrada a 12 de junho como “Dia dos Namorados”, na véspera do dia de Santo António, por este ser o santo casamenteiro.

No País de Gales, o costume deste dia é que os homens ofereçam às mulheres amadas uma “colher do amor”, trabalhada com diversos feitios.

No Japão, em vez de os namorados trocarem presentes, manda a tradição que as mulheres ofereçam chocolates aos homens. Há também um chocolate específico para dar às amigas mais próximas.

amor-revista-minha

Na China, apesar de muitos também celebrarem o dia de São Valentim, existe um outro dia para os apaixonados no início do mês de agosto, o sétimo dia do sétimo mês lunar.

Na Eslóvenia, o São Valentim é o santo padroeiro da primavera, pois representa o início das colheitas. 

Os norte-americanos compram 1 bilião de cartões no Dia de S. Valentim, superando até a venda dos tradicionais cartões de Natal.

Em 1969, a Igreja passou a não reconhecer mais Valentim como santo, já que nunca houve qualquer prova real da sua existência, tendo até existido três supostos mártires diferentes com o mesmo nome.

Na Idade Média, dizia-se que o 14 de fevereiro era o primeiro dia da temporada de acasalamento dos pássaros.

São Valentim é o santo padroeiro dos apicultores e da epilepsia, entre muitas outras coisas.

 

 

       

1 Comentário

Deixar comentário