trabalho-revista-minha
Dicas

Tornar-se mais produtivo? É possível!

Se há dias em que as horas se arrastam, outros existem em que as horas passam a voar. De uma forma ou de outra, já lhe deve ter acontecido chegar ao final do dia e sentir que foi pouco produtivo no trabalho. Recolhemos uma série de dicas que vão ajudá-lo a focar-se no essencial e a trabalhar melhor. Algumas delas podem até ser adaptadas a outros ambientes!

Poluição visual

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, verificou que os estímulos visuais em excesso podem prejudicar a capacidade de produção de um trabalhador. Os ambientes de trabalho querem-se limpos, organizados e sem distrações. Garrafas de plástico vazias, post-its do século passado ou papéis que já não servem para nada só vão distraí-lo. Para além disso, ainda vai ter de perder tempo a arrumar. Lembre-se sempre que menos é mais!

Trabalhar por prioridades

Quando temos várias coisas para fazer – e, muitas vezes, pouco tempo para fazê-las – tendemos a entrar em stress e a tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Resultado? Nada fica bem feito. Estabeleça uma lista de prioridades e comece por aquelas que mais dor de cabeça lhe estão a causar, ou pelas que têm um prazo mais apertado. Há várias aplicações para telemóvel que podem ajudá-lo nesta tarefa. Se prefere o papel, porque não começar o seu próprio bullet journal ou optar por um planner?

Reuniões? Só as necessárias!

Muitas vezes as reuniões são fundamentais: para agendar e calendarizar atividades, para monitorizar processos ou perceber o que pode ser feito de outra forma. Não faça reuniões apenas por ser suposto fazê-las em determinado dia. Faça-as por serem necessárias! De outra forma estará a desperdiçar tempo que poderia ser utilizado em outras atividades e tarefas.

Evite as interrupções

Estamos a trabalhar num projeto importante e de repetente a caixa de e-mail assinala nova correspondência. Ou o telemóvel toca. Quantas vezes não perdeu já o fio à meada por causa destas interrupções aparentemente tão inócuas? Sempre que possível, coloque o telemóvel no modo silencioso, feche o e-mail e reduza os separadores abertos no seu navegador. Se o ambiente à sua volta é barulhento, pode também apostar nuns bons auscultadores.

produtividade-revista-minha

Prazos são preciosos

Por vezes acabamos a procrastinar determinada tarefa porque temos muito tempo para a fazer. Se as suas tarefas não têm prazo ou se trata de um muito alargado – contemplando mais tempo do que o necessário para a concluir – estabeleça você mesmo um prazo! Isto irá ajudá-lo a ser mais organizado e a não deixar que sucessivos trabalhos se atropelem. 

Arquive muito!

A questão do arquivo costuma ser desvalorizada… Mas quantas vezes já lhe aconteceu dar-lhe jeito ver um documento de há dois anos para o ajudar na tarefa de agora? Habitue-se a arquivar as coisas importantes, de preferência por data. Esta regra é válida para arquivos eletrónicos e em papel. Verá que faz uma diferença enorme!

Defina um horário para sair

As chamadas horas extraordinárias geralmente são vistas com bons olhos pelas entidades patronais, mas não são saudáveis se acontecerem todos os dias. Além disso, se estiver cansado e agitado, é certo que dificilmente fará um bom trabalho. Defina uma hora para cumprir as suas obrigações e depois saia. Lembre-se que estamos a falar de um ciclo: umas boas horas de descanso farão com que seja mais produtivo no dia seguinte!

Deitar cedo e cedo erguer…

Dá saúde e faz crescer, já diz o ditado! Uma boa noite de sono irá ajudá-lo a sentir-se mais concentrado e com maior energia para dedicar ao trabalho. Outro truque precioso é chegar um pouco mais cedo ao local de trabalho. Assim terá tempo para começar o seu processo de organização, sem prejuízo para as atividades que tem previstas.

 

 

       

1 Comentário

Deixar comentário