VIRGINIA WOOLF-revista-minha
© AP
Ler

Virginia Woolf

Adeline Virginia Stephen, conhecida como Virgínia Woolf, foi uma escritora inglesa pioneira na reflexão sobre a condição da mulher. É considerada uma das grandes romancistas líricas da língua inglesa e a sua escrita e pensamento influenciaram o movimento feminista liberal.

Nasceu em Kensington, a 25 de janeiro de 1882, e cresceu numa casa frequentada pela elite artística da altura. Sofria de transtorno bipolar, doença que na época não lhe foi diagnosticada. Fez parte do círculo de Bloomsbury, um grupo formado por intelectuais que se consideravam parte de uma elite liberal ilustre e que partilhavam a mesma reação contra a moral vitoriana e o realismo do século XX. No grupo conheceu o escritor Leonard Woolf, com quem casou em 1912.

A obra de Virginia Woolf é composta por mais de 30 livros e ensaios que exprimem a sensibilidade e psicologia das suas personagens numa espécie de monólogo interno que consegue transmitir aos leitores. Algumas das obras e ensaios que mais se destacam são Mrs. Dalloway (1925), To The Lighthouse (1927), Orlando (1928), e A Room of One’s Own (1929). Depois de acabar a sua última novela, Between the Acts (1941), sofreu uma depressão que a impossibilitou de trabalhar, acabando por suicidar-se no rio Ouse, a 24 de março de 1941. Deixou uma emotiva carta de despedida para o marido e para a irmã Vanessa.

 

Aconselhamos a leitura



mrs-dalloway-revista-minha

Mrs. Dalloway

Clarissa Dalloway faz parte da alta sociedade de Inglaterra e está a organizar uma festa em sua casa. O livro retrata o seu dia, os preparativos para o sarau e os seus dilemas sobre tudo e sobre nada. Um livro sobre um único dia na vida de uma mulher que se verte por vários anos de aventuras.

Páginas: 184


 

 

Deixar comentário