Bebidas

BARblioteca: a novidade da Sé

Quando as noites de verão chegam, nada melhor do que reunir os amigos! Em Braga, um dos melhores espaços para isto mesmo encontra-se em frente à majestosa Sé Catedral, onde a noite é longa e animada. Mas, além dos bares que  já animam a noite bracarense, novas propostas estão a surgir e, ao que parece, quem fica a ganhar é o público.

A Letraria – Craft Beer Library Braga, apelidada carinhosamente de Letraria, traz para a já movimentada Sé de Braga um conceito inovador, que mistura a arte de beber um bom copo com a cultura. Se levar um livro para o bar, pode trocá-lo por uma cerveja da marca! Não é uma união engraçada? A velha história de unir “o útil ao agradável” nunca fez tanto sentido.

Este é o terceiro espaço da marca Cerveja Letra que não escolheu Braga por acaso. “Fazia sentido. O mercado da cerveja artesanal está a desenvolver-se aqui em Braga e trata-se também da cerveja artesanal minhota”, conta Pedro Barros, gerente responsável pelas lojas de Braga e Porto. Os fundadores da marca, Francisco Pereira e Filipe Macieira, enquanto investigadores da Universidade do Minho em 2010, desenvolveram o projeto, chamado inicialmente de FermentUM e que posteriormente se tornou a Cerveja Letra. Com Macieira sendo natural de Braga e tendo o projeto também começado aqui, nada mais justo do que a cidade ser beneficiada por esta nova cartilha repleta de sabores invulgares.

A Letraria traz mais de 150 variedades de cervejas artesanais, nacionais e internacionais. O espaço, agradável e acolhedor, combina com a freguesia histórica em que está inserido. “É uma zona muito movimentada. O nosso estilo de casa é este, em edifício antigo. O conceito da casa é em paredes de pedra, como as outras Letrarias, e a localização impõe-se. Este ambiente histórico e cultural, onde as coisas acontecem, combina com a proposta”, acrescenta Pedro.

Quando o assunto é a biblioteca comunitária, não há como negar que o conceito interessa ao público. “Funcionou muito bem na inauguração, todos os livros que estão aqui foram doados assim. O pessoal tem estado a ler nas mesas e, eventualmente, a levar livros para casa”, conta Pedro, que também confessa ser aficionado por livros e, consequentemente, da proposta.

A Letraria não pretende parar por aqui. Fora a cervejaria e a biblioteca, outros eventos também fazem a alegria do público. “Tivemos um concerto dos WE Rythm & Blues e criou-se um ambiente espetacular. O pessoal dançava na rua… foi muito engraçado. Também recebemos um evento de homenagem à poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner. Foi uma tertúlia poética, houve declamação de poemas… foi um registo completamente diferente”, explicou. A casa pretende investir numa agenda cultural, o que promete agitar ainda mais a noite pela zona da Sé. Isto, claro, sem perder a espontaneidade que faz parte do universo da cerveja artesanal, que é rica em adaptações e surpresas.

Para combinar com os variados sabores de cervejas artesanais, o cardápio da Letraria apresenta os pratos mais tradicionais da casa, como o “hamburger à letra”, o “hambúrger vegetariano”, a “sanduíche stout” – que tem carne de porco temperada na própria cerveja preta da casa – e tábuas de queijo e petiscos. Especialmente para a Letraria de Braga, a marca preparou um entrecosto de carne maturada que, por conter 600 gramas de carne, é ótimo para partilhar com os amigos. Sem falar do brunch de domingo, que funciona muito bem acompanhado de um belo livro!

Apesar de ter pouco tempo – a casa abriu no passado dia 5 de julho –, a Letraria tem recebido muitos curiosos, interessados tanto no conceito da livraria, como na variedade de bebidas. “É uma oferta que não existe em mais nenhum sítio em Braga. Cervejas de que muita gente nunca sequer tinha ouvido falar, de estilos muito diferentes. As pessoas que já conhecem a cerveja artesanal vêm, provam e ficam agradadas com o espaço e a oferta. O público restante está a descobrir e a reação tem sido bastante positiva”, conta Pedro. Quase podemos afirmar que o público bracarense não perde a oportunidade de conhecer algo novo quando o assunto é boa bebida e comida. A Letraria está aberta das 16h00 até 23h45 aos dias de semana, indo até às 02h00 aos fins de semana. Já sabe: se quiser comer, beber e ler um livro… já tem destino certo!

 

Letraria – Craft Beer Library Braga


Rua Dom Gonçalo Pereira, n.o 35
4704-505 Braga, Portugal
t. 253 686 180

 

Deixar comentário