São 2:15 da manhã.
Acabaste de estacionar o carro à porta de casa. Confirmas pelo espelho retrovisor que ambos dormem no banco de trás. Estás cansada e tens a costas doridas porque acordaste cedo para embrulhar os últimos presentes e estiveste o dia todo a ajudar a tua mãe. Na tua cabeça imaginavas como ia ser a primeira ceia de Natal sem ele. Mais insegura pelos teus filhos do que por ti. Tu aguentas-te! Sabes que aguentas.
Felizmente não chove, mas está um frio gélido na rua. Tens duas crianças estafadas e adormecidas, os sacos dos presentes e um saco com restos de bacalhau e aletria que a tua mãe separou para ti.
Encostas a cabeça no banco do carro e suspiras. Não sabes muito bem como vais carregar tudo até casa.
O teu coração está baralhado e a cabeça não ajuda. Foi o primeiro Natal assim. Foi a alegria deles a noite toda e o calor da tua família que te fizeram esquecer por momentos a tua nova condição.
No ano passado levaram um filho cada um para cima e ele voltou cá abaixo para ir buscar os sacos. Tal como nos anos anteriores. Este ano… Este ano restam-te os teus dois braços.
Voltas a olhar para o espelho e ficas enternecida com a forma como eles dormem profundamente. É nesse momento que enches o peito de ar! A vida não corre sempre como planeamos. E é nos momentos em que somos apanhadas na curva que temos de reescrever a nossa história. Foi neste momento que entendeste que é contigo que tens de contar agora. E isso não é necessariamente mau! Apenas diferente!
O Natal não vai nunca mais ter as mesmas cores de antes, mas não é por isso que a magia vai desaparecer. És tu quem tem de a manter acesa e é isso que vais fazer.
Acordas as crianças, levas os sacos pesados nos braços e entras em casa. O Mundo está nas tuas mãos e a magia do Natal mostrou-te que é para a frente que o tens de levar.
Deitas as crianças na cama com um beijo, pousas os sacos dos presentes que podem ficar para o dia seguinte e delicias-te com um prato de aletria antes de ires dormir. Feliz Natal! Feliz vida!
Carolina Jacques
Instagram: @kikifamilia3emeio
Facebook: @familia3emeio