Sem Treta

Explore os trilhos do concelho

O Município de Esposende dispõe de 13 percursos pedestres, sete dos quais homologados, que se afirmam como influente segmento do ecoturismo local, contribuindo para a conservação sustentável do património natural e cultural, divulgando o território e a cultura.

São trilhos que convidam à prática desportiva, associada ao conhecimento do território, da história e da gastronomia. Mais de 140 quilómetros de percursos pedestres e ecovias que propõem caminhadas junto ao mar, pelos campos e masseiras ou pela arriba fóssil. Todos estes percursos garantem o contacto próximo com a natureza, proporcionando vistas deslumbrantes e descoberta do território, através de uma rede de visitação que tem sido reforçada com infraestruturas de apoio, como os pontos de observação da natureza ou os miradouros. Esta rede de roteiros proporcionam, aos esposendenses, o melhor conhecimento do concelho, atraindo turistas, interessados em descobrir o património entre toda a beleza natural que carateriza a região. A aposta do Município de Esposende no ecoturismo, suportado no património natural e cultural, define a formação para uma cidadania ambientalmente consciente, informada para uma correta interpretação e desenvolvendo formas de coabitação e bem-estar das populações.

Os treze percursos pedestres do concelho estão devidamente identificados e com auxílio na orientação, dispondo de painéis específicos, no início e no fim de cada um, onde o pedestrianista pode colher sugestão de locais a visitar, regras de conduta e contactos importantes para serem usados em caso de emergência.

Os trilhos são executados em caminhos públicos, em terra batida, estradas e caminhos florestais, podendo percorrer grandes afloramentos, revisitando os mais importantes miradouros do concelho: Senhora da Guia, em Belinho; Senhora da Paz, nas Marinhas; o Monte Faro, em Palmeira; assim como S. Lourenço, em Vila Chã. Estes locais também vão receber painéis de interpretação da paisagem para que o visitante, para além de poder contemplar a magnífica vista, possa partir para explorar outros locais.

Através da divulgação destes percursos, o Município de Esposende pretende proporcionar aos pedestrianistas o contato com a natureza, possibilitando um melhor conhecimento sobre o património natural e histórico, identitário do município. A oferta é diversificada e permite passeios tranquilos de dificuldade baixa, como um passeio pelas azenhas do rio Neiva, em Antas, ou o percurso entre as masseiras e os moinhos de Apúlia, mas também desafia à investida na granítica Arriba Fóssil. Pelo caminho encontram-se dólmens, menires, castros, moinhos, azenhas e cangostas, testemunhos silenciosos de um passado recente e também muito antigo. A par dos grandes percursos conhecidos, como o “Caminho da Costa” para Santiago de Compostela, ou o “Caminho para S. Bento da Porta Aberta”, que inicia em Fão e segue, ao longo de 70 quilómetros, até Terras de Bouro, está a ser desenhado um trilho de Grande Rota que cruzará o concelho de norte a sul.

As informações sobre os percursos pedestres poderão ser obtidas no Portal de Turismo do Município (https://www.visitesposende.com/pt/fazer/percursos) ou em diversos suportes, tais como o Guia dos Percursos Pedestres e as Brochuras individuais.

Deixar comentário