
Filipe Silva
Informático
A Nintendo Switch 2, a mais recente consola da gigante japonesa promete ser uma verdadeira revolução no mercado, dando continuidade ao legado da Switch original, que redefiniu a maneira como jogamos, combinando a portabilidade de um dispositivo móvel com a experiência de uma consola fixa ligada a uma TV. Lançada em 2017, a Nintendo Switch foi um sucesso estrondoso conseguindo desafiar as gigantes Sony e Microsoft. A sua linha de jogos exclusivos como o Super Mario ou Zelda é responsável pela sua base de fãs leal, atraindo tanto público casual como gamers. Por outro lado, Sony e Microsoft, com as suas PlayStation e Xbox, têm-se concentrado em consolas mais potentes, com foco em gráficos de alta qualidade e experiências de jogo imersivas, além de serviços como o Game Pass e PlayStation Plus. A Microsoft está atualmente a apostar nas Xbox Series X e Series S, que se têm mostrado promissoras com as suas elevadas especificações técnicas. Mesmo tendo lançado a Series S a um preço acessível mais cedo que a PlayStation 5 Slim Digital, as vendas das consolas da Microsoft continuam muito abaixo da Sony, que segue como líder da nova geração de consolas. Para entender o impacto que a Nintendo Switch 2 pode ter no mercado, é importante comparar as vendas da primeira geração da Switch com as dos seus concorrentes. A Nintendo Switch original foi um sucesso global, vendendo mais de 125 milhões de unidades até ao final de 2024, enquanto a PlayStation 4 e a Xbox One em dez anos de comercialização venderam respetivamente cerca de 117 e 50 milhões de unidades. O Nintendo Switch 2 traz várias melhorias como uma maior capacidade de processamento gráfico, um chip mais potente que permite jogos com gráficos de maior qualidade, melhor desempenho e mais realismo. Outra melhoria da Switch 2 é um ecrã maior e de melhor definição, suportando resoluções em 4K quando ligado a uma TV, além de uma autonomia de bateria melhorada, algo que sempre foi um ponto importante para os utilizadores da Switch original. Com um preço semelhante aos modelos mais acessíveis da concorrência, com a Switch 2, a Nintendo pode não apenas manter a sua base de fãs, mas também atrair novos jogadores que desejam uma experiência híbrida de consola aliada às melhorias gráficas e desempenho. Apesar do seu hardware ficar aquém das propostas da Sony ou Xbox, as melhorias aplicadas, aliadas à proposta híbrida e os seus jogos exclusivos são os principais fatores para se manter relevante num mercado competitivo. Apesar das vendas do PlayStation e do Xbox continuarem a ser impressionantes, a Switch mostrou que, com uma abordagem única, um foco em inovações e diversão garantida para todos os públicos, é possível conquistar uma grande fatia do mercado global de consolas. Como disse um famoso gamer após experimentar a Switch 2: “Switch 2, gostei? Não, mas vou comprar de certeza…”
