O Skipping é uma modalidade desportiva que envolve saltar à corda de forma dinâmica e em ritmo acelerado. Pode ser praticado como uma atividade de condicionamento físico, mas também tem uma vertente competitiva, na qual os atletas competem em provas de velocidade e agilidade. Embora o Skipping como desporto apenas se tenha popularizado mais recentemente, a prática de saltar à corda tem origens antigas, sendo um exercício comum em várias culturas para melhorar a forma física e a resistência. É um desporto simples, mas que oferece muitos desafios, especialmente à medida que se evolui para técnicas mais avançadas. O Skipping é uma modalidade bastante acessível, já que só exige uma corda, que pode ser de diferentes materiais (como nylon ou couro), dependendo da preferência do praticante e do tipo de atividade, e um espaço para praticar. Conheça alguns aspetos importantes desta modalidade:
Técnicas e estilos
Existem diferentes formas de saltar, desde o estilo básico de saltar à corda, até movimentos mais complexos como saltos duplos, cruzamentos (quando os braços fazem um movimento cruzado enquanto se salta) e outras acrobacias.
Benefícios
O Skipping promove o condicionamento cardiovascular, ajudando a melhorar a resistência cardiorrespiratória; a coordenação e agilidade, já que ao praticar se desenvolve a coordenação motora e a agilidade; e a queima de calorias de forma eficaz, uma vez que se trata de um exercício intenso.
Competições
O Skipping competitivo pode envolver provas de velocidade, saltos múltiplos em sequência ou até demonstrações de habilidades acrobáticas. Há competições que incluem saltos com cordas duplas ou triplas, ou ainda saltar à corda enquanto se realizam movimentos de dança.