A história da AutoFix teve início em 1982 com a abertura de uma «humilde loja» de 200 metros quadrados na freguesia de Nogueira, em Braga. Em 2006, a empresa foi adquirida por Manuel Araújo e começou a dar passos sólidos na construção de uma marca conceituada no mercado automóvel. Em novembro de 2009, consolidou a sua posição de referência com a inauguração da atual sede, com 500 metros quadrados, na freguesia de Arcos. Esta consolidação no mercado coloca, hoje em dia, a AutoFix como uma das empresas mais requisitadas do setor, devidamente certificada e com uma carteira de clientes que abrange todo o território nacional, incluindo as ilhas da Madeira e Açores.
Atualmente, a AutoFix comercializa, anualmente, cerca de 520 viaturas multimarcas, todas de origem nacional, que atendem a diversas preferências e necessidades dos seus clientes.
Desde modelos compactos ideais para o uso urbano, como os citadinos, até às opções mais robustas e versáteis, como os SUV’s, monovolumes perfeitos para famílias, e viaturas desportivas para os que procuram performance e estilo, na AutoFix, todas as viaturas são oriundas de representantes das próprias marcas, garantindo confiabilidade e qualidade.
O compromisso de oferecer opções que aliem qualidade, segurança, conforto e inovação são requisitos imprescindíveis, tendo em vista a sustentabilidade e crescimento da empresa. «O saldo tem sido bastante positivo e enche-nos de orgulho», garante o administrador, Manuel Araújo. «Este equilíbrio tem sido conseguido, temos vindo a crescer e temos conseguido responder às solicitações de um mercado em constante transformação. Adotamos práticas de gestão responsável e adotamos ferramentas tecnológicas avançadas que se têm mostrado uma oportunidade crucial para assegurar a sustentabilidade a longo prazo, mantendo ao mesmo tempo o foco no crescimento das vendas», assegura.
A comercialização de viaturas exclusivamente nacionais é, para o administrador, uma mais-valia para o cliente. «O veículo nacional terá sempre o valor do nosso mercado pelo facto de adquirir uma só matrícula. Tal cotação valoriza a viatura, ao contrário da importada que se compra por um valor mais acessível, mas que por sua vez, o imposto de legalização que temos que pagar não representa valor de valorização para a venda da mesma, trata-se apenas de um imposto. As viaturas de origem nacional garantem maior confiança na procedência e no histórico do automóvel», explicou Manuel Araújo.
Esta consolidação no mercado coloca a AutoFix como uma das empresas mais requisitadas do setor e a dinâmica evidenciada nos seus serviços e a qualidade dos seus produtos tornam-na num parceiro de grande confiança. «A nossa atividade é focada nas pessoas. Cumprimos escrupulosamente as condições contratadas e agimos com verdade, transparência e justiça», assinalou Manuel Araújo.
4 anos de garantia em todos os automóveis, entre outros benefícios
Ao optar por adquirir um automóvel na AutoFix, os clientes podem usufruir de uma série de benefícios exclusivos que garantem uma experiência de compra diferenciada e de alta qualidade. Desde logo, uma garantia de 4 anos em todos os automóveis vendidos, o que reforça o seu compromisso com a qualidade, fiabilidade e satisfação junto dos seus clientes. «Estamos sempre com garantias acima do que a lei exige. É um compromisso da nossa parte para com os clientes», justifica Manuel Araújo.
Por outro lado, o atendimento personalizado e muito próximo, focado em entender as suas necessidades específicas e em oferecer as melhores soluções, seja na escolha do veículo ou em condições de pagamento atribui à marca, o selo de credibilidade e serviço humano capaz de proporcionar a devida segurança ao cliente no momento da transação.
A marca disponibiliza também contratos de manutenção programada que garantem que o veículo receba as revisões e os cuidados necessários de forma periódica, sem surpresas no orçamento e com maior comodidade para o cliente.
Tendo em vista a total transparência, fornece, igualmente, um certificado de quilometragem para cada veículo, assegurando que o cliente tenha plena confiança no histórico do automóvel.
Todos os veículos são ainda acompanhados por um certificado de manutenção de origem, que comprova os serviços e as reparações realizadas por profissionais especializados, garantindo a qualidade do automóvel. Cada carro vendido acompanha um livro de manutenção devidamente atualizado, onde constam todas as intervenções feitas no veículo, oferecendo uma visão clara e detalhada do seu estado e do cuidado recebido ao longo do tempo.
De acordo com Manuel Araújo, «a confiança é um ativo crucial para a empresa», especialmente num cenário competitivo como o automóvel. «Para garantirmos essa confiança, temos que construir e manter uma imagem sólida de credibilidade e oferecer um serviço de excelência. A credibilidade não se limita à entrega de bons produtos ou serviços, reflete-se também no compromisso com os valores da empresa e na forma como ela se relaciona com os seus diversos públicos. A eficácia na operacionalização e execução dos serviços é outro ponto essencial. Isso significa que a AutoFix deve ser impecável em cada etapa do seu processo», explica à Revista Minha.
Empresa certificada e reconhecida
A AutoFix é associada da mais representativa associação do mercado automóvel, a ACAP, com adesão ao “PROGRAMA USADO ACAP”, submetendo-se voluntariamente a auditorias periódicas e aleatórias para o controlo e efetivo cumprimento das suas condições obrigatórias.
É distinguida com o certificado de qualidade pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação e, nos últimos anos, tem sido reconhecida como empresa TOP 5 e 10 das Melhores PME Setor e Região pela SCORING. É ainda certificada pelo programa empresa Confiável, devido a critérios como Honestidade, Confiança e Credibilidade
nos Negócios. A aposta em plataformas digitais valeu-lhe o Selo de Confiança “Confio”, um programa de acreditação cujo objetivo é a certificação de websites para garantir que cumprem as melhores práticas do mercado digital.
Serviços de pós-venda, mecânica e intermediação de crédito
A empresa bracarense garante ainda o serviço pós-venda, entregas e toda a assistência técnica necessária. Esses serviços complementares são parte fundamental do seu modelo de negócios, contribuindo diretamente para o seu sucesso. A combinação de produtos de qualidade, com veículos rigorosamente inspecionados e certificados, e a oferta de soluções integradas, como a intermediação de crédito, colocando à disposição dos seus clientes um conjunto de diversas soluções de financiamento automóvel, «muito flexíveis e perfeitamente ajustáveis às suas necessidades»; a cosmética auto, através da empresa AutoBrio, com serviço de lavagem e limpeza manual, que deixa os carros como novos para entrega aos clientes; e a manutenção especializada, através da oficina FormulaRecord, especializada em pintura, chaparia, elétrica e mecânica auto, com técnicos altamente especializados, que asseguram a qualidade das reparações mecânicas recorrendo a equipamentos modernos e tecnologicamente avançados, fortalece a relação de confiança com os clientes.
Todas estas empresas fazem parte do grupo AutoFix e assumem o compromisso com a excelência, não apenas fidelizando os compradores, mas também garantindo altos índices de satisfação, reforçando a reputação da empresa no mercado automóvel. O foco na qualidade superior do serviço prestado é um dos pilares da AutoFix, o que resulta numa experiência de compra completa e satisfatória. Esse diferencial competitivo permite que a empresa mantenha um crescimento sustentável, construindo uma base sólida de clientes fidelizados, que reconhecem e valorizam o atendimento personalizado e a assistência contínua oferecida, desde a escolha do veículo até ao pós-venda.
Assim, a AutoFix consolida-se como uma referência no setor de automóveis usados, destacando-se pela confiança e excelência em cada etapa do processo.
Aposta no digital fortalece laços e gera eficiência
A presença online tem sido, igualmente, determinante para o crescimento da AutoFix, permitindo que a marca se conecte de maneira mais eficiente com o seu público-alvo e crie uma identidade sólida no mercado. Ao estabelecer a sua presença online, a AutoFix «conseguiu não apenas criar uma identidade própria, mas também desenvolver uma maneira única de ser lembrada e de se relacionar com os seus clientes». Essa interação constante com o público reforça a imagem da marca e coloca-a em destaque num setor altamente competitivo.
«O nosso trajeto tem tido uma evolução muito positiva, repleta de desafios e oportunidades. Enfrentamos uma série de obstáculos, que nos exigiram resiliência, determinação e muito trabalho árduo. Porém, em cada dificuldade, encontramos também a oportunidade de crescer, aprender e de fortalecer a empresa. A cada desafio ultrapassado, tornamo-nos mais preparados para enfrentar as adversidades do mercado. Hoje, com orgulho, podemos afirmar que nos tornamos uma marca sólida, reconhecida e presente no mercado», afirma Manuel Araújo, acrescentando o «papel fundamental» que os recursos humanos têm tido neste posicionamento. «Têm sido um dos pilares do nosso sucesso empresarial e estratégico. Uma parte integrante do crescimento e desenvolvimento da empresa. A nossa equipa é composta por colaboradores altamente comprometidos, motivados e dedicados, que diariamente contribuem de maneira decisiva para alcançarmos os nossos objetivos. O compromisso, a proatividade e a dedicação da equipa são elementos chave para manter a AutoFix em constante evolução e em destaque no mercado», explica o responsável.
Transição para o futuro
Num mercado em constante evolução, os planos futuros da AutoFix passam por consolidar o seu crescimento e destaque no mercado de automóveis multimarca usados e certificados. Neste sentido, a empresa está comprometida em atender às exigências dos seus clientes, continuando a apostar numa oferta diversificada de viaturas multimarcas, todas rigorosamente certificadas para garantir qualidade e segurança.
Além disso, a AutoFix dará continuidade à prestação de serviços de excelência, investindo em tecnologia e inovação para oferecer uma experiência de compra cada vez mais eficiente e transparente, focando-se em construir relacionamentos de confiança com os seus clientes.
Em equação, está ainda a introdução de algumas dinâmicas logísticas nas atuais instalações, prevendo-se a implementação de diferentes segmentos automóveis, reunindo em diferentes áreas de exposição, carros topos de gama, viaturas média/alta gama, média gama, citadinos e citadinos híbridos.