No mercado desde 1984, a Cidadela Eletrónica tem-se assumido como uma referência empresarial na comercialização de eletrodomésticos em toda a região. José Araújo, fundador e diretor geral da empresa, explica à Revista Minha que a grande proximidade com os seus clientes é a chave do sucesso, à qual se junta a qualidade dos produtos e o profissionalismo evidenciado em todos os seus serviços, atributos que permitem à marca ombrear com diversas empresas nacionais e multinacionais.
Qual foi a inspiração para criar a Cidadela Electrónica?
O início da Cidadela Eletrónica foi numa oficina especializada em reparações de eletrodomésticos. Os nossos clientes desafiavam-nos a ter também produtos para vender e aos poucos fomos tendo eletrodomésticos e fomos crescendo, até que demos mais um passo e passamos a ser uma loja de eletrodomésticos com um serviço de assistência técnica especializado e de referência. Queríamos criar um espaço onde as pessoas pudessem encontrar não só produtos de qualidade, mas também soluções inovadoras e atendimento especializado, com grande destaque para o serviço de assistência técnica. E este ponto foi crucial para o lançamento da empresa, que começou por ser uma empresa de assistência técnica que vendia eletrodomésticos e eletrónica de consumo. Mas era importante que ao comprar, as pessoas sentissem a segurança que caso avariasse a Cidadela Electrónica estaria lá para resolver.
Como é que a Cidadela Electrónica tem conseguido manter a sua relevância e uma presença constante ao longo de 40 anos de atividade?
A Cidadela Electrónica tem-se mantido relevante graças à nossa capacidade de adaptação e inovação. Sempre estivemos atentos às tendências do mercado e às necessidades dos nossos clientes, atualizando o nosso portfólio e serviços, para oferecer a melhor e mais atual oferta em eletrodomésticos para a casa. Permanentemente, com o objetivo de ter o melhor mix de produtos que garanta sempre a relação qualidade/preço, o melhor aconselhamento para cada necessidade e desejo, mas também a melhor assistência técnica e pós venda No fundo, não nos desviarmos dos motivos que nos levaram a criar a empresa há 40 anos.
De que forma é que a empresa se tem adaptado às mudanças tecnológicas e às exigências dos consumidores ao longo destas quatro décadas?
Adaptamo-nos às mudanças tecnológicas e às exigências dos consumidores, investindo em formação contínua nas nossas equipas e atualizando regularmente a nossa gama de produtos. Isto permitiu-nos responder prontamente às evoluções do mercado e às expectativas dos clientes. No entanto, há aspetos que sempre nos diferenciam dos nossos concorrentes, um deles é, sem dúvida, a relação de confiança e os laços que criamos ao longo dos 40 anos, que nos permitem estar presentes em grande parte dos lares da região de braga. Os bracarenses interagem connosco todos os dias, desde o banho, onde a água é aquecida por um esquentador instalado pela Cidadela Electrónica, até ao fim da noite quando em família, vemos um filme numa televisão que foi adquirida e entregue em casa pela nossa equipa. É com muito gosto que estamos e fazemos parte do seu no dia a dia.
«O nosso objetivo foi sempre trabalhar para a população da região de Braga, acreditamos sempre no crescimento da cidade e sabíamos que se o acompanhássemos, também iriamos crescer e assim também criaríamos mais emprego»
Qual é o segredo para que uma empresa regional tenha conseguido ombrear com empresas nacionais e multinacionais?
O segredo tem sido a nossa proximidade com o cliente, a compreensão do mercado local e a capacidade de oferecer um serviço personalizado e de alta qualidade. Isto criou uma base de clientes fiel e diferenciou-nos de grandes empresas nacionais e multinacionais. O nosso objetivo foi sempre trabalhar para a população da região de Braga, acreditamos sempre no crescimento da cidade e sabíamos que se o acompanhássemos, também iriamos crescer e assim também criaríamos mais emprego.
Poderia partilhar connosco algumas das principais estratégias que contribuíram para o sucesso da Cidadela Eletrónica, especialmente no que diz respeito ao serviço de Assistência Técnica Pós Venda, na qual é considerada um exemplo no mercado?
A nossa estratégia de sucesso na Assistência Técnica e Pós-Venda baseia-se na rapidez, eficiência e no compromisso para garantirmos a satisfação total do cliente. Temos equipas técnicas altamente qualificadas e certificadas em várias competências, destacava as que estão relacionadas com a instalação de climatização e aparelhos a gás. Mas também um serviço de atendimento ao cliente que se esforça para que cada cliente seja e se sinta único e acompanhado no pós venda.
«Temos clientes que nos acompanham há 40 anos e sabemos que são grandes embaixadores da marca Cidadela Electrónica»
Qual é a importância que a Cidadela Electrónica atribui à relação com os clientes e como é que essa relação evoluiu ao longo dos anos?
A relação com os clientes é fundamental para nós. Ao longo dos anos, esta relação evoluiu com o foco na confiança mútua e na compreensão das suas necessidades, adaptando os nossos serviços e produtos para atender às suas expectativas. Temos clientes que nos acompanham há 40 anos e sabemos que são grandes embaixadores da marca Cidadela Electrónica.
Como é que a empresa encara a concorrência no setor dos eletrodomésticos e quais são as estratégias adotadas para se manter competitiva?
Encaramos a concorrência como um estímulo e um desafio para a melhoria contínua. As nossas estratégias para manter a competitividade incluem estar sempre atentos às novidades, formação das equipas e um forte foco no atendimento ao cliente personalizado. Vivemos numa era em que as vendas se fazem, em grande parte, atrás de um ecrã, no entanto, continuamos a considerar o contacto físico o único meio que nos torna realmente diferenciadores. Os eletrodomésticos são produtos que se adquirem para durar muitos anos, onde o contacto físico com estes é permanente, assim como quando compramos um carro. Por isso, consideramos essencial este contacto direto com o produto nas nossas lojas, se juntarmos o nosso atendimento personalizado, temos o ambiente perfeito para uma compra informada e acertada.
A Cidadela Electrónica tem um forte apelo emocional em relação às famílias da região, criando histórias dentro dos seus lares. Como é que a empresa cultivou essa conexão com os consumidores ao longo do tempo?
Cultivamos a conexão com os consumidores entendendo e participando nas suas histórias, necessidades e sonhos, criando uma relação de confiança e proximidade. Isto permitiu-nos ser parte integrante da comunidade local e das famílias da região. Permitiu-nos e permite-nos fazer parte do seu dia a dia.
Como é que a empresa avalia a importância da modernização na sua área de atuação e quais são os planos para continuar a inovar nos próximos anos?
A modernização é essencial para nós. Estamos sempre a procurar as inovações que possam melhorar a experiência dos clientes, não só nas nossas lojas como, e principalmente, nas suas casas. Nos próximos anos, planeamos continuar a melhorar os nossos serviços, estar sempre atentos às necessidades dos nossos clientes procurando dar resposta aos seus sonhos. Hoje. os eletrodomésticos não são apenas utensílios do dia a dia, são objetos de decoração, criam ambientes em casa que a torna mais atrativa e mais preparada para os convívios em família ou com os amigos. A Cidadela Electrónica está sempre à procura das melhores soluções e a criar as melhores parcerias, não apenas com as marcas de eletrodomésticos, mas também com arquitetos, designers e construtores. Sabemos que hoje os mais jovens compram casa pronta, mas para que tal aconteça há um trabalho desenvolvido por vários profissionais para que tudo esteja pensado ao pormenor e nós fazemos parte desses stakeholders que preparam não casas ou apartamentos, mas lares para serem vividos e partilhados.
Quais foram os principais desafios enfrentados pela Cidadela Electrónica ao longo da sua história e de que forma os superou?
Os principais desafios incluem a adaptação às rápidas mudanças tecnológicas e às variações económicas. Superamos estes desafios mantendo um compromisso constante com a inovação, a formação contínua das equipas e um foco claro na qualidade e satisfação do cliente.
O que podem os consumidores esperar da Cidadela Electrónica nos próximos anos, especialmente considerando o panorama tecnológico em constante evolução?
Nos próximos anos, os consumidores podem esperar da Cidadela Electrónica um compromisso contínuo com a inovação, um serviço de qualidade e uma oferta dos produtos mais recentes e eficientes, antecipando e atendendo às tendências tecnológicas emergentes. Garantindo sempre o melhor mix de produtos vs preços. No entanto, também estamos muito atentos à sustentabilidade do planeta e procuramos há muitos anos, dar a melhor resposta, não só na recolha dos equipamentos antigos, mas também como dar uma vida mais longa aos que avariam. O serviço de assistência técnica que oferecemos tem um papel fundamental no que respeita, não só à reciclagem, como ao prolongamento da vida dos mesmos. Este ano, vamos levar a cabo algumas iniciativas para dar a conhecer os diversos cuidados que podemos ter no nosso dia a dia para que a vida do nossos eletrodomésticos possa ser mais longa e útil.
«A nossa visão para o futuro passa por continuarmos a ser líderes em soluções para a casa na área dos electrodomésticos e electrónica de consumo»
Qual é a visão da empresa para o futuro e quais são os valores fundamentais que continuarão a orientar as suas atividades nos próximos anos?
A nossa visão para o futuro passa por continuarmos a ser líderes em soluções para a casa na área dos eletrodomésticos e eletrónica de consumo, mantendo os valores de confiança, qualidade e proximidade com o cliente, que nos têm orientado ao longo destes anos e continuarão a ser a base do nosso trabalho diário, criando laços fortes e de confiança, com aqueles que nos escolhem diariamente. Queremos fazer parte do dia a dia das pessoas que residem na região de Braga.