O Dia Mundial dos Oceanos celebra-se a dia 8 de junho e tem como objetivo lembrar a importância dos oceanos na vida de todos nós, enquanto “pulmões do planeta” e emissores de grande parte da exigência que respiramos.
Os oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta. Este dia passou a ser comemorado por vários países depois da conferência sobre o ambiente e desenvolvimento, promovida pela ONU, em 1992, que teve lugar no Rio de Janeiro.
Foi proclamado o Dia Mundial dos Oceanos através da Resolução 63/111 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 5 de dezembro de 2008.
Anualmente, o Dia Mundial dos Oceanos apresenta um tema diferente e conta com celebrações organizadas pela Divisão das Nações Unidas para Assuntos Oceânicos e Direito do Mar e pelo Escritório de Assuntos Jurídicos (DOALOS) com a contribuição da Oceanic Global possibilitada por La Mer.
A temática este ano é “Revitalização: ação coletiva para o oceano.” E será adotado um formato híbrido, com um evento presencial na sede da ONU, em Nova York e uma transmissão virtual.
Quanto ao tema escolhido, o objetivo da programação é lançar luz sobre a comunidade, ideias e soluções que estão a ser trabalhadas para proteger e revitalizar o oceano e tudo o que ele sustenta. Como tem sido visível nos últimos anos, é necessário trabalhar em conjunto para criar um novo equilíbrio com o oceano que não esgote mais a sua generosidade, restaure a sua vibração e lhe traga uma vida nova.