Mundo Pet

Devo usar coleiras aversivas no meu cão? A RESPOSTA É NÃO!

As coleiras aversivas são aquelas que causam algum tipo de dor ao cão. Coleiras estranguladoras, coleiras de bicos e coleiras de choque são acessórios de treino que tentam mudar comportamentos do cão através da dor.
Muitos treinadores já defendem que existem outras formas de treinar os cães sem causar dor nem outros danos. Segundo o treinador de cães, Patrick Rocha, «os treinadores que usam estas ferramentas nos seus protocolos de treino, são treinadores que se preocupam apenas com a parte comportamental do cão e não se preocupam com a parte emocional e o bem estar do animal». Dando um exemplo prático, o treinador Patrick Rocha explica que se um cão tem comportamentos agressivos quando vê outro cão e nesse momento é estrangulado pela coleira, a dor será tanta que esse comportamento se vai alterar. No final de contas o cão com esta ação vai passar a associar outros cães a um castigo ou dor.
«Na maior parte dos casos o comportamento tende a ficar pior ao invés de ficar resolvido», acrescenta.
Hoje em dia há métodos de treino eficazes e comprovados que não causam impacto negativo no bem-estar dos cães. A metodologia baseada em recompensas está focada na premiação de comportamentos desejados. Este método acaba por melhorar e fortalecer a relação entre o tutor e o cão, mudar estados emocionais do cão quando confrontado com o estímulo que despontava os comportamentos indesejados e ensinar comportamentos alternativos.
Em 2019, uma equipa de investigadoras do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto concluiu que os métodos de treino aversivos (utilização de coleiras estranguladoras, coleiras de bicos e intimidação) têm um impacto negativo no bem-estar dos cães.
As conclusões surgiram depois de um estudo de grande dimensão, envolvendo sete escolas de treino do Grande Porto e 92 pares de cães de companhia e os seus tutores. O estudo demonstrou que quanto menor a frequência na utilização de aversivos, menor o impacto negativo no bem-estar dos animais.

Deixar comentário