Nutrição

Mitos alimentares sobre a Diabetes

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Diabetes. Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo. A incidência de Diabetes Mellitus (DM) tipo 2 está a atingir níveis epidémicos em todo o mundo, e correlaciona-se com o aumento das taxas de obesidade e um estilo de vida sedentário. Vamos falar sobre alguns mitos alimentares nesta doença.

1. “Não se deve comer frutas muito doces.” 

A fruta inclui na sua composição alguns hidratos de carbono simples (frutose), pelo que o seu consumo não deverá ser exagerado. Todavia, se compararmos a quantidade de açúcares simples que a fruta possui com um alimento açucarado verificamos que a diferença é bastante grande. O sabor ácido de algumas frutas não significa de modo algum ausência de açúcar. Desde que ingerida na dose certa, as frutas doces podem também ser ingeridas pelos diabéticos.

2. “A fruta é saudável, logo posso ingeri-la nas quantidades que me apetecer.”

A ingestão de fruta deve ser diária, desde que em quantidades adequadas, pela sua riqueza em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, que auxiliam a reduzir os níveis de colesterol, controlar o apetite e a regular o funcionamento intestinal. É recomendável ingerir 3-4 peças de fruta fresca diariamente, devendo estas ser consumidas separadamente (i.e. em refeições distintas).

3. “Os diabéticos devem evitar o pão, arroz, batata e massa.” 

Os farináceos devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada na DM, sendo importante controlar as porções ingeridas. Fornecem hidratos de carbono (HC) complexos (i.e. de lenta absorção), os nutrientes que mais influenciam os níveis de glicemia após as refeições. Permitem um melhor controlo da glicemia ao longo do dia. A sua ingestão é indispensável, pois devem fornecer a maior parte da energia que o nosso organismo necessita, cerca de 45 a 60 % das calorias totais diárias. 

4. “Os diabéticos terão que ter uma alimentação completamente diferente das pessoas sem doença.” 

A alimentação na diabetes deve reger-se pelos princípios de uma alimentação saudável, devendo, por isso, ser equilibrada, diversificada e completa como em qualquer indivíduo mesmo sem diabetes. Não há uma dieta específica ou plano alimentar ideal na DM. A proporção de macronutrientes deve ser personalizada com base no estado metabólico individual e preferências alimentares. Os diabéticos beneficiam da mesma alimentação saudável da população em geral, rica em cereais integrais e hortofrutícolas e limitada em gorduras saturadas, trans e HC refinados, em especial os açúcares.

5. “Os produtos aptos para diabéticos são os mais apropriados na DM2.” 

As menções “aptos para diabéticos”, “sem açúcar”, “diet”, “light” não representam inequivocamente alimentos isentos de açúcar/hidratos de carbono, logo, ao serem consumidos, podem afetar igualmente as glicemias. Além de serem mais caros, estes produtos apresentam geralmente elevado teor calórico e de gordura.

6. “Nunca mais vou poder comer um doce.” 

Tendo em conta que os doces não oferecem real valor nutricional, mas apenas calorias, devem ser limitados, mas não necessariamente eliminados. Os diabéticos podem ingerir produtos açucarados, desde que estes sejam consumidos como parte integrante de uma dieta saudável, completa, equilibrada e variada, combinada com a prática de exercício físico regular. Recomenda-se que o consumo de doces seja feito sempre em pequenas quantidades e apenas em ocasiões especiais. O Consumo diário de açúcar adicionado deve ser de (OMS): ≤6 colheres de chá (25 g).

 

Raquel Oliveira
Nutricionista do Hospital de Braga

 

 

Deixar comentário