Eco Projetos

Planeta B

Sabe o que é um podcast? Explicando de forma simples, é como se fosse um programa de rádio… mas na internet. Pode ouvi-lo em qualquer lado e em qualquer altura, desde que já esteja “no ar”. Pode ouvi-los em sites, em plataformas de música ou através de aplicações próprias para o efeito.

Agora que já explicamos o que é um podcast, vamos falar-lhe de um que vale mesmo a pena ouvir: o “Planeta B”, o primeiro podcast português sobre justiça climática e transição energética. Este podcast é desenvolvido pela campanha “Empregos pelo Clima”, que surgiu em 2016 e quer dar empregos com utilidade climática a milhares de pessoas. A campanha dos Empregos para o Clima “visa combater a precariedade laboral e climática, e lutar por um mundo socialmente justo e ambientalmente são”. Em 2017, este conjunto de organizações ambientalistas e sindicais propôs, para os próximos 15 anos, a criação de 100 mil postos de emprego que garantissem um corte de 65% das emissões de gases com efeito de estufa.

Mas voltemos ao “Planeta B”: o podcast que começou em janeiro não quer resumir a ciência, nem noticiar catástrofes naturais. Também não avança soluções tecnológicas, nem pequenas mudanças de hábitos que podem impedir as alterações climáticas. Em vez disso, quer discutir os conceitos, temas éticos, morais, económicos e políticos que rodeiam a temática.

“O que é a Justiça Climática?” foi o episódio de estreia, com a duração de uma hora, e que começou com um pequeno excerto de uma palestra ministrada durante a COP25, em dezembro do ano passado. Sinan e Ana, dois ativistas climáticos, também se juntaram à conversa para discutir um pouco os conceitos de justiça climática e transição energética.

O podcast está disponível no Apple Podcasts, Anchor, Spotify e no site dos “Empregos pelo Clima”.

 

 

Deixar comentário