steinbeck.JPG
Ler

John Steinbeck

Steinbeck nasceu em Salinas, Califórnia, nos Estados Unidos, a 27 de fevereiro de 1902. Em 1919 ingressou na Universidade de Stanford, onde assistiu a aulas de diferentes cursos como Inglês e Literatura. Abandonou a universidade em 1925, antes de obter qualquer graduação. Por essa altura decidiu lançar-se como escritor freelancer em Nova Iorque. 

Para pagar as contas começou a fazer uma série de biscates: foi zelador de uma propriedade, técnico de laboratório e até pedreiro. Também exerceu jornalismo e em 1929 escreveu o seu primeiro romance, Cup of Gold. Casou-se com Carol Henning e no início da conturbada década de 30 publicou ainda dois trabalhos de ficção: The pastures of Heaven (Pastagens do Céu), em 1932, e To a God Unknown (A um Deus Desconhecido), em 1933, além de trabalhar nos contos mais tarde compilados no volume The Long Valley (O vale sem Fim), de 1938.

O sucesso de Steinbeck só chegaria em 1935, com a publicação do romance Tortilla Flat (Boémios Errantes). Já famoso, publicou ainda na década de trinta obras com ampla repercussão mundial como Of Mice and Men (Ratos e Homens), em 1937, e The Grapes of Wrath (As Vinhas da Ira), em 1939. Apesar de ter mudado o seu estilo literários várias vezes, John Steinbeck manteve sempre o mesmo fio condutor: o da observação e crítica social. Em 1963 recebeu o Nobel da Literatura. Alguns dos seus livros, como “As Vinhas da Ira” e “Ratos e Homens” foram adaptados para o cinema. Steinbeck faleceu a 20 de dezembro de 1968 em Nova Iorque.

 

Aconselhamos a leitura



ratos e homens

Ratos e Homens

George e Lennie são grandes amigos e trabalham juntos em diversas fazendas. George é o esperto, enquanto Lennie vê o mundo como uma criança. O sonho desta dupla é comprar um terreno para que não tenha de voltar a depender de patrões, mas quando Lennie volta a fazer asneiras devido à sua fixação com coisas ternurentas e agradáveis, o sonho fica comprometido.

Páginas: 104


Deixar comentário