Na última edição sugerimos algumas dicas para criar um armário cápsula. Partindo do princípio de que menos é mais, também acreditamos que as cores precisam de ser aproveitadas de melhor forma e utilizadas sem medo. Para isto, trouxemos algumas dicas para sair do óbvio e montar looks coloridos e diferentes! Aproveite!
Antes de iniciar as combinações, é importante conhecer o círculo cromático. Composto por 12 cores diferentes, entre elas três cores primárias (vermelho, amarelo e azul), três cores secundárias (as misturas das primárias) e seis cores terciárias (a mistura das primárias e secundárias), o círculo de cores é composto por várias famílias, entre tons claros e escuros.
Combinações Monocromáticas
Esta é uma ótima forma de começar a apostar nas cores. As combinações monocromáticas são compostas, como o próprio nome denuncia, por apenas uma cor e funcionam como ótimas “telas em branco” para apostar em acessórios e “pintar” o look como desejar. Para tornar a indumentária mais interessante, vale a pena apostar em peças com tecidos e texturas diferentes. A escolha da combinação monocromática ajuda a alongar a silhueta, pois o mesmo tom cria a impressão de unidade. Esta é uma ótima opção para quem gosta de parecer mais alta! A combinação em apenas uma cor é elegante e, em eventos formais, nada mais sofisticado do que apostar em cores sóbrias, como preto, branco, azul marinho e bege. Ao variar entre os tons, o look monocromático torna-
-se mais fácil e interessante de montar.
Combinações Análogas
A combinação análoga é composta por tons que estão lado a lado no círculo cromático, como o rosa e o vermelho, ou o verde e o azul. Esta combinação é um passo em direção aos looks mais ousados, mas ainda é harmónica e fácil de combinar. Por envolver cores vivas e muitas vezes de diferentes tons, esta combinação costuma ser mais alegre e dinâmica do que a monocromática. Se estiver em busca de uma produção de maior impacto, pode montar o look com uma parte de cima de uma cor e uma parte de baixo de outra. Se lhe faltar segurança, pode explorar apenas uma cor nas roupas e trazer a outra cor nos acessórios, deixando a combinação mais subtil.
Combinações Complementares
Um pouco mais complexa, a combinação de cores complementares acontece quando se juntam duas cores que estão em lados totalmente opostos do círculo de cores. Por serem contrárias, o nível de ousadia e energia nestas combinações é muito maior e, por estarem em completos opostos, têm diferentes temperaturas, sendo uma quente e outra fria, como por exemplo o roxo e amarelo, ou o rosa e o verde. Ótima para mulheres mais altas, as misturas complementares dividem a silhueta e diminuem alguns centímetros. Esta combinação de cores é bastante apelativa e um bom truque para harmonizar o look é misturar tons mais vibrantes com outros mais fechados.
Combinações Tríades
A mais complexa das combinações: as cores tríade são a junção de tons igualmente distantes no círculo de cores, como o laranja, o roxo e o verde. Este tipo de produção é bastante irreverente e recebeu o nome de Color Blocking. Ousado, alegre e invulgar, não é para todos os estilos mas, para tornar o look menos despojado ou desconfortável aos olhos, vale a pena apostar em tons mais suaves das cores escolhidas e fazer uso das peças de alfaiataria.