Espetáculos

Noite Branca Braga

O maior evento cultural de acesso gratuito do país foi partilhado por quase 500.000 pessoas. O público, oriundo de todos os cantos do país e do mundo, encontrou a alegria e movimento da festa bracarense, que trouxe uma espiral de ritmos, culturas e tradições! Conciliando o património com a arte contemporânea, a Noite Branca tornou-se um evento insólito, característica que atrai mais visitantes a cada ano. Com o imenso sucesso, a proposta de alargamento do evento para três dias mantém-se nos próximos anos, de acordo com a Câmara Municipal de Braga.

A festa recebeu atrações de todos os segmentos, espalhados pela cidade. O Centro Histórico contou com palcos e espetáculos de rua, com bandas, magia, instalações audiovisuais, etc.. Os museus e espaços culturais permaneceram abertos ao público em horários extraordinários, sendo possível realizar a visita até mesmo durante a noite. Os miúdos não ficaram de fora da brincadeira, com espaços e atividades a eles dedicados. A festa trouxe entretenimento e cultura a todas as idades e, através dos laboratórios de verão e concursos artísticos, valorizaram e enalteceram os artistas locais e estrangeiros que participaram das ações, aproximando-os do grande público, como a instalação visual “Childhood” que encheu o Largo do Souto com a graciosidade dos balões de ar e luzes LED.

O comércio da cidade preparou vários eventos, músicas diversas e promoções exclusivas para os três dias de festa. Cinema ao ar livre, festas de samba, discotecas públicas e outras atrações mesclaram-se com as atividades agendadas pelo centro, a colorir o branco desta noite tão animada. A Minha viveu esta festa ao máximo e deixa-lhe alguns dos destaques da noite!

Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato
Palco Praça
6 SET • 23h00 

O coletivo de músicos luso-brasileiros apaixonados pelo samba fundou em 2013 o projeto Bamba Social, a lotar casas de espetáculos com a sua roda de samba. Em 2016 assumiram a formação “big band”, passando desde então a atuar com 17 músicos, em formato Orquestra, acrescentando vários elementos de sopro e alargando o leque de vocalistas. A Orquestra Bamba Social trouxe na sua atuação inúmeros sucessos da música brasileira, desde os anos 30 aos dias de hoje, acrescentando ao samba novas sonoridades como o jazz, funk e hip-hop. Um conceito que reviveu os anos dourados da boémia carioca aos ritmos contemporâneos e animou a noite bracarense com muita ginga e batuque.

Diabo na Cruz 
Palco Avenida
7 SET • 22h30

Formados em 2008, os Diabo na Cruz são considerados um marco na música nacional pela forma como integram sonoridades da música tradicional e do rock contemporâneo. Inspirados pelo Tropicalismo, pelo legado da música portuguesa e pela música anglo-saxónica, os Diabo na Cruz utilizaram instrumentos elétricos e evocaram melodias resgatadas da memória da tradição oral, a mesclar a música moderna portuguesa com a sua raiz.

Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Palco Praça
8 SET • 21h00

No âmbito do ciclo de concertos “Orquestra no Património”, a música de dança foi a principal convidada, a chegar das mais variadas formas e proveniências geográficas. A percussão do Carnaval Romano de Berlioz remeteu para uma festa popular, enquanto Poncielli nos transportou para um baile elegante ao som da valsa. A música do famoso bandeonista Astor Piazolla e a partitura de Mason Bates fundiram a escrita orquestral inovadora com os ritmos da eletrónica e do techno.

Frenesim
Biblioteca Lúcio Craveiro/ Theatro Circo
6 SET • 17h30
7 SET • 16h00
7 SET • 21h30
8 SET • 14h30

A oficina de coro comunitário, com repertório informal e aberto a todas as vozes trouxe um espaço para reinventar e redescobrir vocações, pois cantar é para todos. Realizado em dois espaços icónicos da cidade de Braga, a população pode divertir-se e descobrir novos talentos.

Jogos de mesa e Puzzle Gigante
Museu D. Diogo de Sousa
6 SET • 18h00
7 SET • 10h00
8 SET • 10h00 

Atividade para famílias, o museu disponibilizou jogos de tabuleiro e a possibilidade de construção de um puzzle gigante na sala do Serviço Educativo. A atração esteve presente durante todo o dia e agradou aos miúdos e graúdos!

BUM – Braga Urban Market
Largo de Santiago e Largo de São Paulo
7 SET • 10h00 — 18h00

O BUM – Braga Urban Market é um mercado para compra, venda e troca de artigos em segunda mão. Organizado por duas jovens bracarenses, teve como objetivo dinamizar a cidade e incentivar a população a renovar, de maneira sustentável, aquilo que está inutilizado em sua casa e comprar o que outros possam não precisar.

Deixar comentário