Notícias

PSP alerta condutores de Lisboa para burlas

Há um novo esquema baseado em falsos acidentes que está a afetar os automobilistas de Lisboa. A Polícia de Segurança Pública (PSP) já emitiu um comunicado através do Comando Metropolitano de Lisboa.

O esquema consiste em ludibriar automobilistas sobre falsos acidentes onde os supostos lesados tentam obter dinheiro para o arranjo das viaturas.

“Os suspeitos selecionam as suas vítimas em parques de estacionamento, seguindo-as quando iniciam a sua marcha. Após alguns instantes, seguindo atrás das vítimas, buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo. Em seguida acusam as vítimas de terem provocado danos nas suas viaturas (por distração ou durante a realização de manobras), exercendo pressão e tentando intimidar, com o intuito de que lhes seja dada uma certa quantia em dinheiro para arranjo dos danos (supostamente provocados pela vítima). Depois pressionam (as vítimas) para o preenchimento de declaração amigável, referindo que não têm tempo para esperar pela polícia”, explica o Pplware.

Os automóveis dos supostos lesados muitas vezes apresentam os referidos danos, chegando até a causar danos às viaturas das vítimas para dar maior credibilidade à história.

Desde o início do ano já foram registados pelo menos 30 burlas através deste esquema.

 

A PSP aconselha:

— Sempre que seja interveniente em acidente de viação, de que não se tenha apercebido, não entre em acordo com um indivíduo que pede dinheiro. Deve sempre chamar as autoridades ao local.

— Tome sempre nota dos dados da viatura (matricula, marca, modelo e cor) em que o(s) suspeito(s) se faz(em) transportar (quando em situações de burla, os suspeitos abandonam o local quando é referido que se vai chamar a Polícia). 3. Denuncie sempre que seja vítima de burla ou de tentativa de burla. O conhecimento das situações é essencial para uma eficaz investigação.

Deixar comentário