Dicas Eco

Nunca foi tão fácil reduzir o plástico!

Se no mês passado falamos de combater o desperdício de água, em agosto a nossa atenção vai para o plástico. Se é verdade que foi uma das maiores e mais práticas invenções de sempre, também é correto dizer que assistimos a uma constante banalização do seu uso. Vamos espreitar algumas dicas que nos ajudam a evitar uma utilização desenfreada deste composto?

Descartáveis
Os pratos, talheres e copos descartáveis dão muito jeito na organização de algumas festas, mas já há muitas alternativas em cartão… e o melhor é usar estes utensílios em vidro ou cerâmica. O mesmo é válido para os cotonetes: se dantes só os havia com as hastes em plástico, o bambu e o cartão aparecem como bons substitutos. Prefira estes materiais, económicos e biodegradáveis.

Organização
Acredite em nós, a organização é a palavra-chave para atingir este objetivo. Se sair de casa com uma garrafa de água reutilizável, não terá que comprar uma de plástico. Se se habituar a fazer compras a granel, recorrer a produtos frescos e confecionar as suas refeições em casa – mesmo os lanches! – será pouco provável que dê por si a comprar embalagens de alimentos envoltas em plástico (a mais).

Dizer “não”
Diga “não” a sacos de plástico para trazer as suas compras do supermercado, diga “não” a pesar as suas frutas e legumes com outro saco de plástico, diga “não” a palhinhas de plástico! A DECO tem disponível um email que permite aos consumidores denunciarem situações em que o uso do plástico é banalizado. Pode escrever para [email protected] ou utilizar a hashtag #plasticoamais, juntamente com a partilha de fotografias que ilustrem a situação, nas redes sociais.

Fraldas
Uma só fralda descartável demora cerca de 500 anos a decompor-se. É o suficiente para o fazer pensar? Há cada vez mais alternativas neste aspeto, com várias marcas a preços amigos da carteira e que o ensinam a tirar ainda mais partido desta solução. E, acredite, a limpeza e lavagens não são nenhum bicho de sete cabeças, são tudo questões de hábito.

Fósforos
Os isqueiros foram outra ótima invenção, mas se compararmos a sua degradação com a de um fósforo… O ambiente fica bem mais feliz se optar por este último na hora de acender a lareira ou o fogão, acredite.

Tupperwares
Conhecidos como tupperwares, os recipientes em que muitas vezes guardamos o excedente das nossas refeições pecam por serem de plástico. Não quer isto dizer que agora tenha de chegar a casa e começar a colocar tudo no lixo… não! Reutilize todos os recipientes o mais que puder. Assim que tiver um a precisar de reforma, substitua-o por um de vidro. Simples, não?

Película aderente
Também muito prática, a película aderente é usada a torto e a direito. Porquê, se há tantas outras alternativas? Na edição de março ensinamos a fazer Bee Wraps, mas se não quer ter tanto trabalho opte antes pelo papel de alumínio ou vegetal.

Pastilhas elásticas
1,74 triliões. Leu bem: esse é o número de pastilhas elásticas feitas por ano. E qual é o material que mais abunda nas pastilhas? Pois, adivinhou: plástico. Troque-as por rebuçados ou mesmo por um copo de água, é mais saudável!

Deixar comentário