Photo by Luca Micheli on Unsplash
Roteiros

Verão não é só praia e sol

Julho é, para muitos, o mês ideal para tirar férias. O bom tempo é favorável para fazermos uma pausa na rotina e realizarmos uma viagem a um local repleto de interesses. E isso não significa sol, praia e mar. De todo! A MINHA sugere dois destinos que, à partida, não estão entre os mais conhecidos, mas que, por todas as razões, valerá a pena conhecer nesta altura do ano.

Novi Sad (Sérvia) e Matera (Itália) estão cheias de encantos e prometem alegrar as suas férias de verão. Comecemos por Novi Sad. Situada no norte da Sérvia, tem um custo de vida relativamente baixo. É a Capital Europeia da Juventude em 2019 e o centro histórico é movimentado, com vários cafés e restaurantes. Vale a pena uma visita aos locais notáveis como Dvorac Dundjerski, um castelo bem-preservado, à igreja ortodoxa ou à fortaleza de Petrovaradin, um dos marcos históricos da cidade e onde se realiza, em julho, o festival anual de música “Exit”, que já foi premiado como o melhor festival de música da Europa.

Em Itália podemos encontrar um verdadeiro tesouro histórico: Matera. É um lugar único com grutas e cavernas utilizadas durante séculos como abrigos da população. É uma verdadeira viagem no tempo, com diversos locais para explorar e paisagens invulgares. Desde a parte mais antiga, onde aconselhamos a Civita, o Piano e as grandes igrejas, à mais atual, direcionada para o futuro com os seus prédios, as estações de comboio e camionetas. Aqui, há uma vida que fervilha!

 

Sérvia
NOVI SAD

Na mala: calçado confortável, roupa meia estação

É a segunda maior cidade da Sérvia e situa-se sobre o rio Danúbio. Encantadora e descontraída, acolhe neste mês de julho o famoso festival de música Exit. Com diversos edifícios nobres, o centro histórico é atrativo e repleto de boas energias. As ruas estão cheias de vida, com bibliotecas, cafés e restaurantes.

 

 

Itália
MATERA

Na mala: calçado confortável, roupa fresca

Considerada a terceira cidade mais antiga do mundo, é, em 2019, Capital Europeia da Cultura. A cidade das Pedras, como é conhecida, foi escavada nas rochas e apresenta–se como uma verdadeira viagem pela pré-história, com muitas grutas e cavernas (sassi). Muitas delas são, hoje em dia, casas, cafés, restaurantes, hotéis e museus.

Deixar comentário