Beleza

Do dia para a noite

Ana Pereira é cabeleireira e maquilhadora no salão Ana Paula Cabeleireiros, em Braga. Com diversas formações certificadas na área da estética, Ana acredita que a maquilhagem é apenas um truque para realçar a beleza natural que todas as mulheres já possuem. Neste mês de dezembro optou por escrever sobre essenciais de maquilhagem e presenteou a Minha com uma transformação do dia para a noite… mesmo a tempo da passagem de ano que se avizinha!

Os 6 básicos da maquilhagem

Hoje em dia todas nós, sem excepção, gostamos de nos “mimar” antes de sairmos de casa, seja para agradar a nossa cara-metade ou mesmo só para nos sentirmos mais belas ainda do que já somos!

Seja qual for a ocasião, desde a simples maquilhagem básica do dia-a-dia, passando pela maquilhagem do jantar de gala da empresa ou até para aquele casamento que todas temos anualmente no verão, é importante saber o que melhor se adequa a nós, à nossa pele e ao nosso rosto. Espero que as dicas que vou dar em seguida possam ajudar nesse sentido!

O primeiro passo para uma maquilhagem perfeita é aceitar a sua beleza natural. Depois disso, basta utilizar os produtos e as técnicas que melhor se adequam ao seu dia-a-dia. Para quem começou agora a entrar no mundo dos pincéis é muito importante conhecer o abc dos produtos para não desperdiçar dinheiro e tempo.

Os produtos que irei referir são algumas sugestões que considero ideais na relação qualidade-preço, quer pelas suas propriedades, quer pela sua aplicabilidade, durabilidade e efeito.

 

Step 1 –  Primer
O Primer é o primeiro produto a aplicar antes de iniciar todo o processo de maquilhagem. É utilizado no sentido de preparar a pele para receber a base, fazendo com que esta se adapte melhor ao tipo de pele e, por consequência, aumenta a durabilidade da maquilhagem.

  

 

 

Step 2- Base

A escolha da cor da base é deveras importante: deve ser um tom muito idêntico ao da pele para que, quando aplicada, cubra as imperfeições, mas não altere a cor da pele. Quando se aplica uma base, a cor resultante é sempre uma mistura do tom de pele com o tom de cor da base, condicionada pela fórmula de cobertura, a quantidade aplicada e o método que se utilizou para a sua aplicação (pincel ou esponja).

   

Step 3- Pó (compacto/translúcido)

No fim de aplicar a base e o corretor em todo o rosto devemos sempre aplicar, com o pincel adequado, um pó compacto ou solto para retirar o brilho natural da base. Este produto ajuda a tornar a nossa maquilhagem mais natural, ajudando também à sua durabilidade.

O Pó deve ser aplicado através de movimentos circulares, de fora para dentro da face. O tom deve ser o mais aproximado do tom escolhido para a base.

 

 

Step 4- Máscara de Pestanas

A máscara de pestanas, muito conhecida como rímel devido à sua invenção pelo francês Eugene Rimmel, tem como objetivo escurecer os fios, engrossá-los, alongá-los e defini-los através de diferentes fórmulas e tonalidades.

  

 

 

 

 

Step 5 – Pó Bronzeador

Este produto tem como objetivo modelar o rosto através de um tom bronze, de forma a dar um aspeto saudável à pele.

  

 

 

 

Step 6 – Batom

Um simples batom pode dar todo um up a um look! Cores mais vibrantes dão origem a looks mais arrojados.

 

Passagem de Ano

A noite com mais glamour do ano está prestes a chegar! Para que acerte na maquilhagem ideal apresentamos um look de dia-a-dia que facilmente pode ser transformado para a passagem de ano.

Primeiro look

Apostamos numa tez bem trabalhada, mas muito natural, corrigindo as imperfeições e utilizando técnicas de contorno.

As sombras são todas nude sendo que utilizámos três tons: um mais claro para os pontos de luz, o médio para o centro da pálpebra e o mais escuro para o canto externo do olho, de forma a dar-lhe mais expressão. Aplicamos a marcara de pestanas e finalizamos com o batom.

Pode optar por um batom claro ou escuro, dependendo do seu gosto pessoal.

Segundo look

Uma vez que a pele já está preparada, vamos escurecer a nossa paleta de cores. Escolhemos três tons diferentes para os olhos: desta vez a cor para ponto de luz pode ter mais brilho para realçar ainda mais o olhar, a cor média passa a ser um castanho tijolo e a cor escura um castanho-escuro.

Depois de todas as cores ficarem esbatidas passamos para o eyeliner: este deve ser o mais junto à raiz das pestanas possível e de seguida deve ser esbatido com uma sombra preta. Para uma mais fácil aplicação, recomendo que o eyeliner seja aplicado em dois passos: primeiro aplicamos do meio do olho até ao seu interior e, em seguida, aplicamos do meio do olho até à sua extremidade exterior. Com esta técnica conseguimos uma maior precisão e evitamos pequenos descuidos.

Em matéria de pestanas, para finalizar o olho, sabemos que estas podem ser em banda ou individuais, dependendo do efeito desejado. Para um olhar mais natural deve aplicar pestanas individuais no canto externo do olho ate ao meio. Para um olhar mais expressivo deve aplicar pestanas de banda.

De seguida aplicamos o blush, que pode ser de vários tons. Nesta maquilhagem optamos por um mais alaranjado.

Fazemos o contorno dos lábios e prosseguimos para a aplicação do batom. Como é um look de noite podemos escolher um vermelho ou um castanho escuro. Para finalizar pulverizamos o fixador de maquilhagem.

E, voilá, está pronta para arrasar!

Ana Pereira
Instagram: @anapereira.hairandmakeup
Facebook: @anapereira.hairandmakeup

Deixar comentário