Sem Treta

Cuidar de quem cuidou de nós

Ainda durante a gravidez, os pais de um novo bebé começam a preparar a casa para a sua chegada. São as roupas, é o berço, a espreguiçadeira e muitos mais itens que agora fazem parte do ninho. Quando as crianças crescem mais um pouco é altura de investir em protetores de tomadas, barreiras para as escadas e tornar as esquinas do mobiliário menos aguçadas. E quando tomamos conta dos nossos familiares mais velhinhos, será que nos lembramos de adaptar o ninho às suas necessidades? No dia 1 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso. Esta é a homenagem da Minha a quem tanto já ajudou.

Banho relaxante e seguro

Uma grande parte das quedas das pessoas mais idosas dá-se na casa de banho. Evite os tapetes e prefira o piso antiderrapante. O polivã é preferível à banheira. Se houver espaço, pode colocar um banquinho – não amovível, esqueça os desdobráveis também – para que o idoso se possa sentar a qualquer altura. As maçanetas dos móveis devem ser tipo “alavanca”, as redondas são mais difíceis de manusear. Dispense as chaves ou trincos na porta, de forma ao acesso (e possível socorro) ser mais fácil.

Quarto

A primeira coisa a fazer é eliminar os tapetes: sim, tornam o ambiente mais aconchegante, mas facilmente provocam uma queda. Se pretende investir numa cama, escolha uma que não seja muito alta e que permita ao idoso apoiar os pés no chão quando sentado na borda. Tenha atenção aos produtos que utiliza no chão, podem deixá-lo escorregadio. E evite mudar os móveis de lugar: conhecendo o espaço, a pessoa intuitivamente contorna os obstáculos que existem. Em vez de abajours, opte por candeeiros de teto ou fixos na parede. Cuidado com o comprimento dos cortinados e eventuais fios soltos: também podem facilitar quedas.

Corredores desimpedidos e iluminados

Aquelas cristaleiras e aparadores que tinha no corredor vão ter mesmo que encontrar um local mais amplo: os corredores querem-se o mais desimpedidos possível! No que diz respeito à iluminação, pode optar por uma alternativa com  sensor de movimento – muito útil à noite – ou, se preferir, fileiras de lâmpadas LED preferencialmente colocadas à altura dos joelhos ou pés, de forma a iluminar o caminho.

Escadas? Só em último caso

O ideal é que o idoso – sobretudo se apresentar alguns problemas de locomoção – não tenha que depender do acesso às escadas para realizar a sua vida quotidiana. Ou seja, a primeira coisa a fazer é certificar-se, no caso de uma habitação com mais de um piso, que o seu familiar consegue concentrar as tarefas absolutamente necessárias num só piso. No caso de esta hipótese não ser possível, garanta a existência de corrimão ou barras de apoio dos dois lados. Não poupe na sinalização e iluminação, de forma a garantir a visibilidade de todos os degraus.

Sala

Sofás e poltronas querem-se muito confortáveis, de preferência – e como já referimos em relação à cama – não demasiado altos. O comando da televisão deve ser de fácil acesso, assim como um eventual telefone. Se possuir uma mesa de apoio para estes objetos, deve certificar-se que os cantos são arredondados. Neste caso não deve escolher uma mesa muito baixa, já que a visão periférica das pessoas mais idosas tende a deteriorar-se e o mobiliário rente ao chão pode confundi-las. A televisão deve estar presa à parede, ao nível do olhar da pessoa: isto irá evitar que ela caia na tentação de ajustar a sua posição, o que pode originar alguns desastres.

Deixar comentário