Música

OS BOCA | Dez anos a dar voz à música

A música é um veículo de expressão, uma extensão da alma, e há uma década que “Os Boca” fazem dela o seu meio de comunicação. A banda de Braga, que nasceu de um grupo de amigos apaixonados pela música, celebra agora dez anos de percurso, repleto de desafios, conquistas e uma sonoridade única.

A história começa de forma despretensiosa, nos escuteiros e em convívios, onde a música servia de elo de ligação. Inicialmente, limitavam-se a interpretar temas de outros artistas, mas a vontade de criar algo próprio sempre esteve presente. Quando a composição de temas originais se tornou inevitável, surgiu também a necessidade de um nome que refletisse essa identidade.

“Os Boca” nasceram da ideia de dar voz ao que sentem e pensam, sempre com uma abordagem ousada, irreverente e descontraída, embora muitas vezes subentendida. Hoje, a banda é composta por Margarida Gomes (voz e guitarra), José Gomes (guitarra), Gabriela Oliveira (teclados), Nuno Alvelos (bateria) e José Alves (baixo).

Com um som que bebe do Indie, Pop e Rock algo alternativo, e com influências que vão de Pink Floyd a António Variações, passando por The Gift e Diabo na Cruz, “Os Boca” criaram um estilo próprio, temperado com uma pitada de música tradicional portuguesa.

O processo de criação nasce, geralmente, na casa dos irmãos Margarida e José, onde as primeiras ideias são moldadas com a colaboração de Gabriela. Nos ensaios, todos os elementos acrescentam o seu toque pessoal, e o trabalho final ganha vida no estúdio, sob a orientação do produtor Jorge Cunha.

Entre os muitos palcos que já pisaram, a banda destaca um concerto especial: a atuação na Festa do Avante, em 2017. «Foi o nosso primeiro grande palco e a receção do público foi incrível», recordam.

Mas nem tudo foram momentos fáceis. A gravação do primeiro álbum, “Pináculo”, foi um dos primeiros desafios, trazendo consigo a incerteza sobre a receção do público. Mas foi também este disco que lhes abriu portas e deu projeção. Depois, a pandemia impôs uma pausa forçada, interrompendo os planos para um novo álbum. Contudo, esse período revelou-se uma oportunidade para amadurecerem musicalmente e trabalharem novas composições.

Agora, celebram dez anos de percurso e prometem novidades. O ano arrancou com o lançamento do single e videoclipe “Contracurva”, e ao longo dos próximos meses serão revelados novos temas. O culminar desta celebração poderá ser um concerto especial e, quem sabe, um segundo álbum.

O futuro? “Os Boca” garantem que vão continuar a dar voz à sua música, a explorar novas sonoridades e a levar a sua energia a mais palcos. O convite está feito: sigam a banda nas redes sociais, nas plataformas digitais e algumas rádios, porque a viagem continua.

 

Deixar comentário

error: Content is protected !!