A francesinha tem sido há décadas um dos maiores símbolos gastronómicos do Porto. No entanto, a paixão por este prato não se limita à cidade invicta. Em Braga, a francesinha tem conquistado um número crescente de apreciadores e impulsionado nos últimos anos a criação de novos espaços dedicados a esta especialidade, tornando-se num verdadeiro fenómeno gastronómico na cidade dos arcebispos.
A origem da Francesinha em Portugal
A história da francesinha remonta aos anos 50 do século XX e é atribuída a Daniel David Silva, um emigrante português regressado de França, e que trabalhava no restaurante “A Regaleira”, no Porto. Inspirado pelo famoso croque-monsieur, decidiu adaptá-lo ao gosto português, criando um prato robusto e repleto de sabor. Assim nasceu a francesinha, composta por pão de forma tostado, recheado com várias carnes (fiambre, linguiça, salsicha fresca, bife ou carne assada), coberto com queijo derretido e envolvido num molho espesso e ligeiramente picante, cuja receita varia de casa para casa, sendo o segredo mais bem guardado de cada estabelecimento. Sobre o motivo do próprio nome dado a este prato, há quem defenda que se trata de uma adaptação da tradicional sanduíche francesa. Por outro lado, também se diz que Daniel David Silva se inspirou nas mulheres francesas, consideradas mais audazes e sedutoras do que as portuguesas da época.
Embora tradicionalmente associada ao Porto, a francesinha encontrou em Braga um público fiel e entusiasta. Nos últimos anos, o número de restaurantes que oferecem esta iguaria aumentou significativamente, muitos deles especializados exclusivamente na confeção deste prato. O segredo do sucesso da francesinha em Braga é explicado eventualmente pelo paladar dos bracarenses, que apreciam pratos reconfortantes e ricos em sabor. Além disso, a crescente afluência de turistas e estudantes universitários também impulsionou a procura, levando muitos estabelecimentos a aperfeiçoar a receita e a criar versões alternativas para satisfazer todos os gostos. A conhecida Taberna Belga terá também contribuído para este crescente fenómeno, quando surgiu com uma opção distinta, assente num molho mais adocicado, diferente das demais, e que tem definido ao longo dos anos esta casa, gerando um autêntico entusiasmo junto de um público específico e fiel. Após o surgimento desta casa, o interesse pela francesinha tornou-se cada vez mais amplo na cidade e, se antes era apenas um prato ocasionalmente encontrado em alguns restaurantes bracarenses, hoje em dia, é um verdadeiro fenómeno gastronómico, com opções que vão desde a versão clássica, ou com ovo e batata frita, até alternativas mais inovadoras, como francesinhas vegetarianas, com frango, picanha, marisco ou com ingredientes gourmet.
ONDE COMER UMA BOA FRANCESINHA EM BRAGA?
Seja para quem já é apreciador ou para quem deseja experimentar a francesinha pela primeira vez, Braga oferece uma experiência gastronómica bastante variada. O crescimento do número de espaços dedicados a este prato demonstra que a paixão pela francesinha está para durar. Para o ajudar nesta “sempre difícil” missão, até porque o tópico da melhor francesinha da cidade é altamente discutível e varia de gosto para gosto, elaboramos uma seleção com destinos onde a tarimba qualidade está bem patente, realçando, no entanto, que existem mais espaços espalhados pela cidade que podem também apresentar-lhe uma francesinha repleta de sabor, qualidade e autenticidade para que possa desfrutar de uma experiência gastronómica única.
Confira a lista:
A BRAGUISTA
Rua Quinta da Armada, 129 | 253 057 457
BILLS
Rua Cónego Rafael Álvares da Costa, 26 | 918 265 869
CAFÉ IMPERIAL
Rua Cel. Albino Rodrigues 194 r/c | 253 084 045
CAMADA
Praça Dr. Cândido Costa Pires, 3 | 253 118 429
CASA LIVITA
Rua de Sandins, 6 | 253 681 714
CERVEJARIA SAGRES
Rua Bernardo Sequeira, 160 | 253 278 967
F BEER HOUSE
Praça da Justiça, 155 | 927 599 778
FRANCESINHA PORTUGUESA
Rua Cidade do Porto, 139 | 253 692 657 OS
EUSÉBIOS
Largo Senhora-a-Branca 119 | 253 714 010
OUBELÁ
Av. Alfredo Barros, 192 | 913 655 289
REAL TABERNA
Rua Costa Gomes nº 496 | 253 063 600
TABERNA BELGA
Rua Cónego Luciano Afonso dos Santos, Loja 3 | 253 042 708
TABERNA LONDRINA
Rua Andrade Corvo, 42-46 | 253 084 643
TROTA’S
Largo da Senhora-a-Branca, 122 | 253 276 470