Esta rúbrica pretende dar-lhe a conhecer a rede de per-cursos pedestres de Braga e Viana do Castelo. Aproveite para fazer caminhadas no seio da Natureza, por lugares que fazem parte de um vasto e rico Património. Através destas duas redes promovidas pelos municípios de Braga e Viana do Castelo, parta à descoberta, partilhe a paixão pela Natureza e pratique exercício físico. Todos os meses, publicamos dois trilhos diferentes. Acredite que irá conhecer locais fascinantes!
Na senda do Castelo de Penafiel de Bastuço (Braga)
Entre os séculos XI e XIV existiram vinte e dois castelos entre os rios Minho e Douro; Penafiel de Bastuço era um deles, sendo, à época, o centro administrativo de um vasto território de cerca de 100km2 que incluía trinta e seis paróquias, entre os atuais concelhos de Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão. Hoje, ainda é possível vislumbrar alguns vestígios do antigo Castelo, nomeadamente um imponente maciço granítico, conhecido como o “Penedo do Castelo”, em cima do qual se ergueria a torre principal. Num dos blocos superiores, notam-se perfeitamente umas escadas gravadas na rocha. Incitando sensações místicas, o Penedo do Castelo motiva diversas lendas de histórias de lutas e tesouros, que se evocam no percurso, ao longo duma verdejante envolvente tipicamente minhota, entre vinte variedades de macieiras típicas da região.
Dados Técnicos:
Distância: 10,2 km
Tempo: 3h40m
Dificuldade: Difícil
Pontos de interesse:
- Largo Padre Mário Cesar Marques (41.528619; -8.498075)
- Monte Eiro
- Lugar da Serra
- Carvalhal
- Vale do Labriosque
- Penedo do Castelo de Bastuço
- Conjunto rural da Torre
- Igreja Paroquial de São Julião de Passos
Trilho dos Palheiros de Sargaço (Viana do Castelo)
Este percurso situa-se na freguesia de Castelo de Neiva, no concelho de Viana do Castelo e revela a riqueza paisagística, ambiental, patrimonial e arqueológica desta freguesia à beira-mar plantada. Partindo da sede da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, onde se encontram os núcleos museológicos do Sargaço e Arqueológico, seguimos em direcção aos palheiros de sargaço. Pelo caminho através da freguesia, vamos observar o Fontanário da Mina, o caminho em calçada que se lhe segue, contornando depois pelo Largo de Na Sa da Boa Sorte, com a sua capela, alminhas e cruzeiro até à Rua do Lameiro, onde podemos ver vários nichos com almi- nhas nas paredes das casas. Continuando pela Rua de Sendim, viramos depois à direita na Rua dos Pedrões, seguindo sempre entre campos até aos palheiros de sargaço, pequenas “construções quadrangulares onde ainda hoje se empilha o sargaço seco. A cobertura é feita com colmo e segura com pesos de telhado granito ou xisto, como nas antigas casas castrejas. Retornamos então ao trilho e seguimos até ao portinho de pesca da Pedra Alta ou Castelo de Neiva, onde podemos constatar a vivência das gentes do mar e admirar as pitorescas embarcações adornadas com variadíssimas temáticas. Continuamos sempre em linha reta pela marginal, que permite desfrutar de uma magnífica vista sobre a praia e o mar, até à foz do rio Neiva, idílico local bastante frequentado pela avifauna, onde também existiam salinas que remontavam à Idade Média. Deste ponto retornamos à veiga, onde o caminho de regresso é feito pelos campos, onde ainda hoje se pratica a agricultura tradicional. Antigamente, estes campos eram adubados com sargaço, mas essa prática, apesar de ainda existir pontualmente, foi quase por completo abandonada. Quando não estão cultivados e dependendo da época, as flores, como os “malmequeres” tomam conta dos campos, formando lindos tapetes. Atravessamos depois a Avenida de Moldes e regressamos ao ponto de partida.
Dados Técnicos:
Distância: 10,2 km
Tempo: 4h
Dificuldade: Fácil
Pontos de Interesse:
- Museu Museológico do Sargaço
- Fontanário da Mina
- Marco com cruz
- Capela da Nossa Sr.a da Boa Sorte, Alminhas e Cruzeiro
- Alminhas
- Palheiros de Sargaço
- Porto de Pesca e Praia
- Marginal – Vista Panorâmica
- Foz do Rio Neiva e Praia
- Veiga-Campos de Cultivo