Um abraço dos vianenses a todos os visitantes
A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia é a principal festa do concelho de Viana do Castelo. Com inúmeras atrações, recebe, anualmente, a visita de milhares de visitantes, curiosos por assistir às diferentes e típicas manifestações que compõem o cartaz. A procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunhos da profunda devoção religiosa. A etnografia tem o seu espaço nos desfiles do Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, onde se pode admirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por minhotas que ostentam ao peito, com imenso orgulho, autênticas obras de arte em ouro.
Outro momento que é muito apreciado é a grandiosa serenata de fogo de artifício que ilumina toda a cidade, começando pela ponte de Gustave Eiffel, passando pelo Castelo de Santiago da Barra, até ao Templo – Monumento de Santa Luzia.
A festa de 2021 será condicionada a um programa com alguns momentos ao vivo, mas sobretudo por conteúdos “online” sobre a Romaria, que prometem reforçar o sentimento de que, mesmo à distância, os vianenses conseguem estar todos unidos.
O programa é, sobretudo, “online”, e inicia-se a 7 de agosto, sendo o ponto alto de 19 a 22 de agosto. A maioria das iniciativas podem ser vistas e apreciadas através do website www.festasdagonia.com e das redes sociais da organização. «Gostaríamos que todos nos uníssemos no mesmo sentimento de que “Somos Todos Romaria”. Fisicamente não teremos a Romaria de outrora, mas a Romaria somos todos, simplesmente porque ela vive dentro de nós», refere a Comissão de Festas.
Cartaz 2021
O cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2021 mostra um Traje à Vianesa da Ribeira Lima, popularmente apelidado de “à moda” de Santa Marta de Portuzelo. Assim, num ano em que a organização afirma o sentimento de pertença “Somos Todos Romaria”, a jovem mordoma, Renata de Castro Guisante, enverga este traje de festa vermelho, oriundo da freguesia de Perre. O cartaz da romaria deste ano, da autoria do designer Ricardo Ferreira e conforme a memória descritiva, pretende ser “O cartaz da Esperança” assinalando o «regresso da Romaria», depois de um ano em que o mundo parou. O autor sublinha que o fundo branco no cartaz representa a luz que «faltou a todos em 2020 e as nossas memórias, congeladas no tempo, onde podemos encontrar vários momentos das nossas festas». O cartaz de 2021 «encarna a esperança, a serenidade, mas também a confiança no futuro».
Programa 2021
O programa oficial das festas deste ano iniciam no dia 7 de agosto, às 10h00, desde os antigos paços do concelho, através de transmissão em direto nas redes sociais, com a Inauguração da exposição dos cartazes concorrentes ao “Cartaz Oficial da Romaria da Senhora d’Agonia 2021”. No mesmo dia, à tarde, pelas 16h00, verifica-se a Abertura da XIX “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia” e a Inauguração da Exposição de Rua no jardim público, com transmissão em direto nas redes sociais.
Depois, a 11 de agosto, pelas 21h00, dá-se o inicio das festividades religiosas em honra de Nossa Sr.ª d’Agonia. Para o dia 19, às 11h00, realiza-se a apresentação de cumprimentos ao Executivo Municipal, com transmissão em direto nas redes sociais. Às 16h00, pode ser visualizado nas redes sociais um filme com o Desfile da Mordomia. Minutos mais tarde, por volta das 16h30, é apresentado o Livro “A Mordomia” de Hermenegildo Viana. À noite, para as 22h00, está agendado o concerto dos Sons do Minho, desde o Centro Cultural de Viana do Castelo e com transmissão em direto nas redes sociais.
No dia seguinte, a 20 de agosto, logo às 09h00, pode ser visualizado um filme nas redes sociais sobre os Tapetes da Ribeira, seguido, às 10h30, com transmissão em direto nas redes sociais da Solene Concelebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, no Santuário de Nossa Senhora d’Agonia. Para a tarde está reservado um filme nas redes socias sobre a Procissão ao Mar, um dos quadros mais emblemáticos da Romaria. A noite termina com música, a partir das 22h00, com Augusto Canário e Amigos, desde o Centro Cultural de Viana do Castelo, com transmissão em direto nas redes sociais.
O sábado, dia 21 de agosto, inicia com um filme nas redes sociais, às 12h00, sobre a Revista de Gigantones e Cabeçudos. À tarde, pelas 15h00, decorre o Festival de Folclore, no Centro Cultural de Viana do Castelo, e contará com transmissão em direto nas redes sociais. Para as 16h00, está marcado um filme nas redes sociais, sobre o Cortejo Histórico/Etnográfico. A noite será animada com a atuação da Orquestra Popular Sopro de Cordas de Outeiro, a partir das 22h00, desde o Centro Cultural de Viana do Castelo, e terá transmissão em direto nas redes sociais.
O último dia das festividades será preenchido, primeiro com a celebração da Eucaristia Solene, no Santuário de Nossa Senhora d’Agonia. À tarde, pelas 16h00, é possível assistir a um filme nas redes sociais sobre a Procissão Solene em honra de Nossa Senhora d’Agonia. À noite, por volta das 22h00, está prevista a realização da Festa do Traje, desde o Centro Cultural de Viana do Castelo, com transmissão em direto nas redes sociais. As festividades terminam com a divulgação de um filme, às 24h00, sobre a Serenata.