Aprenda a investir, brincando
Quer um jogo que crie discórdia em sua casa? O monopólio é o protagonista perfeito! Mas, de certeza, que não sabe tudo sobre ele, por isso, esteja atento às próximas linhas! Este jogo de tabuleiro tem como objetivo fazer com que um dos jogadores se torne o mais rico através da compra, aluguer e venda de propriedades!
O jogo foi criado em 1903 por uma ativista política e atriz, Elizabeth Magie, que era apoiante de Henry George, o economista responsável pela teoria do imposto único. “The Landlord’s Game”, em português “O jogo do senhorio”, era a versão original do atual Monopólio e servia como ferramenta de ensino utilizada por alguns professores universitários da área da economia. O intuito deste jogo de tabuleiro era que servisse para explicar os perigos da monopolização de uma forma menos séria!
Começou a ser produzido e publicado em 1906, quando Elizabeth e dois colegas fundaram a Economic Game Company of New York e, em 1910, a empresa enviou uma edição para a Parker Brother, que recusou publicá-la por considerar o jogo “demasiado politico”.
Mas, sabia que o alegado criador é Charles Darrow, um vendedor de sistemas de aquecimento desempregado, e não Elizabeth Magie? Até na história deste jogo podemos dizer que houve batota! Darrow teve conhecimento do jogo, aprendeu a jogá-lo, copiou o tabuleiro e começou a distribuí-lo com o nome “Monopoly”. As vendas desta versão foram aumentando e, em 1935, suposta data original da invenção do “Monopoly”, os direitos passaram a pertencer à Parker Brothers que finalmente aceitou publicar este jogo! Em Portugal, o jogo foi editado pela Majora na década de 1950, com o nome traduzido para Monopólio mas, em 1961 a Majora fez uma nova edição que, por pressão da Parker Brothers, já usou o nome internacional “Monopoly”.
Mais recentemente, em 2015, a cidade de Lisboa foi uma das escolhidas para integrar o tabuleiro da segunda edição do “Monopoly Mundial”, o que deu um enorme destaque ao nosso país!
Principais regras:
– Cada jogador recebe 1500 $
– Cada um escolhe uma das 12 peças disponíveis
– Um dos participantes tem de ser o banqueiro
– O jogador que cair numa propriedade sem dono, tem a opção de comprá-la ao banco
– Se alguma peça cair na propriedade de outra pessoa, tem de lhe pagar o aluguer indicado no tabuleiro
– Se um jogador se tornar dono de todas as propriedades da mesma cor passa a ter um monopólio
– Com um monopólio, o jogador pode começar a construir casas e até hotéis (assim, os outros jogadores pagam mais de aluguer se pararem nessas propriedades)
– Se alguém ficar a dever mais dinheiro do que o valor de todos os seus bens, é declarado como falido e dispensado do jogo
– O último jogador que sobrar, ganha!
Curiosidades:
– O jogo Monopoly é publicado em 47 línguas e vendido em 114 países;
– A versão original do Monopoly custava dois dólares;
– As personagens icónicas do Monopoly incluem o magnata Mr. Monopoly, o infrator Jake e o polícia Edward Malloy;
– Já houve mais de 300 versões oficiais de Monopoly, com temas específicos, como temas desportivos ou cinematográficos;
– Na primeira edição portuguesa não existiam estações de comboios, mas sim cinemas de Lisboa e Porto.