Finanças

Como poupar na Nutrição Infantil das Crianças

A nutrição infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e deve ser bem preparada e organizada, para que tudo corra conforme planeado e ainda consiga poupar dinheiro.  Quando falo de alimentação gosto sempre de referir que, não devemos cortar na qualidade da mesma, pois há outras formas de poupar e que, muitas vezes, nos levam a adquirir hábitos mais saudáveis. 

De seguida, apresento algumas dicas, para que seja possível poupar na nutrição infantil com as crianças, tendo uma alimentação saudável:

Ter uma alimentação sempre com sopa e fruta na ementa

Pode sempre fazer a sopa em casa e congelar, ou seja, prepara a base, que para as crianças o ideal é ser sem batata e substituir, por exemplo, por courgette e abóbora e à medida que vai precisando, acrescenta ao seu gosto e de acordo com a alimentação da criança. Isto vai permitir ter uma maior diversificação de sopas, e poupar financeiramente, porque a base é a mesma.

A fruta deve estar sempre presente no dia-a-dia das crianças, porque ajuda no seu desenvolvimento e crescimento, e de diferentes formas, porque pode sempre optar por fazer salada de fruta e ir utilizando, que dá para alguns dias e vai mantendo o sabor com umas gotinhas de limão. É, sem dúvida, um excelente complemento à alimentação. 

E não se esqueça que a criança pode e deve levar fruta para a escola e começar desde cedo com este hábito saudável. É muito importante!

A água deve fazer parte do dia-a-dia das crianças

A Organização Mundial de Saúde recomenda que se beba água diariamente, porque hidrata o corpo e é essencial para o nosso desenvolvimento. A água, comparativamente aos sumos e refrigerantes que não são tão aconselháveis e porque são menos nutritivos, é bem mais barata e a sua carteira agradece. 

Fazer um pequeno-almoço saudável em casa com a família

Ao preparar o pequeno-almoço em casa, para além de não gastar tanto dinheiro, vai acabar por optar por soluções mais saudáveis e para as crianças, pode sempre ter em consideração a fruta, leite, iogurtes, entre outros alimentos ricos em proteínas, necessárias para começar o dia da melhor maneira. O que sobrar pode colocar na lancheira para a criança e para o resto da família levar para o lanche. Desta forma a sua carteira agradece e a sua saúde também!

Comprar as quantidades certas

Muitas vezes, compramos quantidades desnecessárias de determinados alimentos (principalmente quando compramos para uma ou duas pessoas e incluindo crianças), acabando por dar azo ao desperdício. Experimente comprar a quantidade que precisa verdadeiramente e veja a diferença. E, claro, o ambiente também agradece! Compre na quantidade certa, com prazos de validade alargados e não deixe que nada vá para o lixo, que é como quem diz, por exemplo, aproveitar a fruta muito madura para fazer sumos ou batidos.

Ter as refeições planeadas 

Antes de ir às compras, deve preparar a ementa semanal para a família e com especial atenção às crianças! Se souber o que vão comer durante a semana, sabe exatamente o que precisa comprar e não excede o orçamento. Acompanhe sempre o que almoçaram as crianças na escola, para não correr o risco de terem o mesmo prato ao jantar e poder variar com ingredientes saudáveis.

Dar uma vista de olhos na lancheira das crianças diariamente

É importante ver a lancheira, de forma a poder variar na alimentação que as crianças levam para a escola, e ir fazendo o acompanhamento, utilizando sempre alimentos que já tem em casa, e não como forma de obrigar a comprar em maior quantidade, considerando sempre no mínimo um a dois alimentos saudáveis, como a fruta e os iogurtes.

Ter uma alimentação saudável é sempre muito importante e com um bom planeamento e gestão orçamental de refeições, pode sempre poupar ao final do mês, e variar com ingredientes nutritivos, para as crianças crescerem fortes e saudáveis. 

Deixar comentário