Joanne Rowling nasceu a 31 de julho de 1965 em Yate, perto de Bristol, Inglaterra. Filha de Peter, engenheiro aeronáutico e Anne, técnica de Ciências, Joanne tem também uma irmã mais nova, Di. A sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling faleceu quando Joanne tinha apenas 9 anos. Em sua homenagem, adota o seu nome, representado pela letra ‘K’, para completar seu nome artístico J.K. Rowling. Joanne sempre cresceu rodeada de livros, «vivia para eles» e desde cedo manifestou vontade de ser escritora. Escreveu o seu primeiro livro aos seis anos – uma história sobre um coelho, chamado “Coelho”. Com apenas onze anos, ela redigiu o seu primeiro romance sobre sete diamantes amaldiçoados e as pessoas que os possuíam. Depois de se formar
na Universidade de Exeter em 1986, Rowling começou a trabalhar para a Anistia Internacional em Londres, onde começou a escrever as aventuras de Harry Potter. No início dos anos 90 viajou para Portugal para ensinar inglês como língua estrangeira. Casou-se com o luso Jorge Arantes em 1992 e teve uma filha (Jessica), em 1993. Pouco tempo depois, o casamento terminou e J. K. Rowling voltou para o Reino Unido para viver em Edimburgo, com Jessica e uma mala contendo os três primeiros capítulos de Harry Potter e a Pedra Filosofal. O primeiro livro da saga Harry Potter, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, foi publicado em 1997 e recebeu aclamação popular e crítica imediata. Seis outros livros best-sellers e oito filmes de sucesso se seguiram. Os livros foram traduzidos para mais de 80 idiomas, ganharam vários prémios e venderam mais de 500 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se a série de livros mais vendidos da história. Em 2016, uma nova era do Mundo Mágico foi revelada com o lançamento de “Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los”, um roteiro original de J.K. Rowling e a primeira de uma grande série de filmes da Warner Bros.
Aconselhamos a leitura
Órfão de pai e mãe, o pequeno
Harry vive com os tios «muggles”, terrivelmente chatos, e com um primo que o odeia. Prestes a completar 11 anos, Potter estranha alguns dos seus poderes e tudo lhe é explicado após receber uma misteriosa carta de um colégio de feitiços e magia chamado Hogwarts. A partir daqui, Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara e vive as mais diversas aventuras com seus novos amigos.
Páginas: 260