Ler

Lyman Frank Baum

L. Frank Baum foi um escritor, editor, ator e produtor de cinema norte-americano, nascido a 15 de maio de 1856. O nome até pode não lhe ser familiar, mas o seu mais famoso livro infantil certamente que é: “O Feiticeiro de Oz”. 

Oriundo de uma família grande – apesar de a maior parte dos seus irmãos não terem sobrevivido ao primeiro ano de vida – Baum foi educado em casa. Só aos 12 anos foi estudar para a Academia Militar de Peekskill, Nova Iorque. Tido como um miúdo sonhador, a experiência não correu bem e, depois de vários acontecimentos traumáticos, Baum regressou a casa. Em breve criava um jornal amador com a ajuda de um dos irmãos e, com 17 anos apenas, já era o fundador de uma segunda publicação do género.

Apesar de várias desilusões neste meio, Baum também se tinha apaixonado entretanto pelo teatro, que nunca mais viria a abandonar, fosse como roteirista, fosse como ator. Depois de muitas peripécias – chegou até a ser vendedor ambulante – Baum escreve em 1897 o livro “Mamã Ganso”, um best-seller. Em 1901 seria publicado “O Feiticeiro de Oz” e Baum escreveria ainda mais treze livros sobre a terra de Oz. O livro daria até origem a um musical. Baum escreveu muitos outros livros ficcionais, mas a maioria estava destinada ao fracasso. No final da sua vida, o autor estava doente e cheio de dívidas, vendo-se até obrigado a vender os direitos das suas obras.

 

Aconselhamos a leitura



Feiticeiro de Oz

O Feiticeiro de Oz

Dorothy e o seu cãozinho são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone abala a fazenda dos seus avós no Kansas. Juntos viajam em direção à Cidade Esmeralda e, de caminho, encontram um Espantalho que precisa de um cérebro, um Homem de Lata que não tem coração e um Leão Covarde que sonha ganhar coragem.

Páginas: 252


 

Deixar comentário