O Santuário do Bom Jesus do Monte vai comemorar amanhã, dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Sítios e Monumentos pela primeira vez desde que está inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO. A data tem como objetivo promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.
A conjuntura atual levou a Confraria do Bom Jesus a adiar todas as atividades culturais, religiosas, desportivas e turísticas, remarcadas assim que seja decretado o fim do estado de emergência.
“Neste sentido, decidimos celebrar esta data com uma atividade diferente, exclusivamente online. A situação que vivemos obriga-nos a alguma criatividade e vamos apresentar uma exposição de fotografias com o tema «Bom Jesus ao longo dos tempos». A exposição terá 23 fotografia, cerca de uma foto por época, desde o lançamento da primeira pedra da Basílica do Bom Jesus”, adiantou Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus, em comunicado.
Tendo como principal objetivo a divulgação do património cultural e natural do Bom Jesus, esta exposição virtual associa-se a um conjunto de iniciativas promovidas pela Rede do Património Mundial de Portugal, da qual o Bom Jesus faz parte.
A exposição é inaugurada amanhã às 10h30 no site do Santuário do Bom Jesus e na respetiva página do Facebook.