Beleza

Como controlar a oleosidade do cabelo

Cabelo oleoso é absolutamente normal, todos nós produzimos óleos capilares naturais. O problema é quando a produção desse óleo aumenta e passamos a ter um cabelo com aspeto oleoso e possivelmente alguma irritação no couro cabeludo. A boa notícia é que há muitas formas de combater a oleosidade, desde escolher o tipo certo de shampoo e até fazer algumas mudanças na sua rotina diária de cabelo.

Produtos específicos
Muitas vezes o shampoo e condicionador que utiliza não são os mais adequados ao tipo de pele/cabelo. Para combater a oleosidade deve preferir produtos que contenham argila, pois este componente elimina com mais eficácia os óleos existentes no cabelo.

Temperatura da água
A água muito quente estimula a produção das glândulas sebáceas, consequentemente o cabelo e pele ficam mais oleosos. Mesmo no inverno tente tomar banho numa temperatura mais morna.

Atenção à lavagem
Esfregar a raiz com muita força e com as unhas pode ferir o couro cabeludo e até incentivar as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo para proteger a região.
Deve massajar o cabelo com as pontas dos dedos e com pouca pressão.

Hidratação
Lembre-se que o cabelo oleoso também precisa de hidratação. Basta utilizar condicionador específico e uma máscara uma vez por semana. Aplique do meio até às pontas sem nunca tocar na raiz.
Se optar por um leave-in ou outro finalizador hidratante prefira versões mais liquidas pois acabam por ser mais leves para o cabelo.

Cuidado com o secador
Como referimos, o calor aumenta a produção das glândulas. Por essa razão, quanto menor for a temperatura do secador melhor. Evite também direccionar o secador sempre para a mesma zona de forma a evitar que essa região fique mais ressequida.

Shampoo Seco: O melhor aliado!
Uma vez que não é aconselhável lavar o cabelo todos os dias pode apostar na utilização de um shampoo seco. É ideal para controlar a oleosidade e manter um aspeto de cabelo limpo e cuidado. Mas, muita atenção! O shampoo seco não substitui a lavagem e por isso não deve prescindir de lavar o cabelo a cada três dias (pelo menos).

Penteados Práticos
Lavou o cabelo no dia anterior mas já sente necessidade de o lavar outra vez? E que tal optar por uma trança como a que ensinamos este mês para um toque mais sofisticado, ou até mesmo um coque clássico? Desta forma consegue evitar duas coisas: uma lavagem e que as suas mãos andem a tocar no cabelo todo o dia, o que o torna ainda mais oleoso.

Deixar comentário