Em rede

Uso Saudável das Redes Sociais

Neste início de semestre, voltamos às rotinas. Miúdos para a escola, graúdos para a Universidade e/ou trabalho. Porém, alguns destes hábitos diários podem ser melhor geridos, principalmente os que dizem respeito à saúde. Desta vez, focamo-nos em algo que temos imensa dificuldade em largar: as redes sociais. Serão elas vilãs ou heroínas da vida contemporânea? Vamos aprender a gerir o nosso tempo?

Precisa disto tudo?
Avalie as suas horas livres. Durante este tempo, a quantas redes sociais acede? Quantos feeds possui? Quantas notificações recebe? Agora, o mais importante: precisa de todas estas redes sociais? Tem mesmo necessidade de ter contas em redes que se tornam repetitivas? Conhecer novos espaços não é pecado e muitas redes têm propósitos únicos e relevantes, mas quando perdemos horas num simples scroll de ecrã, devemos fazer- nos estas perguntas. Estabeleça, na sua linha de prioridades, que redes são necessárias à sua rotina. As que não fazem sentido podem ser descartadas. Menos notificações reduzem a escravidão!

Siga Menos, Faça Mais
Quanto mais perfis segue, mais gostos coloca. E quanto mais gostos coloca… mais tempo perde. É giro ver todas as fotos e stories dos seus amigos, familiares e influencers favoritos, mas, melhor do que isso, é fazer coisas incríveis! Saia de casa, viaje, encontre os seus amigos pessoalmente, conheça um novo restaurante, pratique um desporto, fique em casa e converse, olhos nos olhos, com os seus familiares queridos. Atividades verdadeiras, quando dentro da rotina, tornam o seu dia a dia muito mais produtivo e feliz. Use as redes para partilhar vida de qualidade!

Reduza as Notificações
As notificações servem para nos manter a par dos acontecimentos do mundo (e do nosso meio social), mas devemos ter atenção ao número de vezes que verificamos os nossos smartphones por causa delas. Aos poucos, a cada olhadela no ecrã, tornamo-nos escravos das notificações. Para reduzir este problema, aconselhamos desativar alertas menos importantes. Não precisa de saber, em primeira mão, que um conhecido o marcou no flyer de uma festa a que provavelmente não irá. Portanto, perca alguns minutos para desativar as notificações e deixe de receber estas distrações. O seu dia agradece!

Dia Detox
Há quem ache impossível, mas pode ficar longe das redes por um dia! Para manter-se são e reduzir um pouco este fluxo de informações recebidas por segundo, reserve um dia da semana – ou mês, se for muito difícil – para ficar longe das redes sociais. Passe a ver as pessoas como foco principal e não como um intervalo entre uma olhadela no ecrã. Os dias detox são excelentes para passear ao ar livre, tirar fotos, apreciar todas as belezas que o mundo possui e sair da rotina cibernética.

Longe dos Olhos, Longe das Mãos
Quando os smartphones estão em locais de fácil acesso, criamos o hábito de utilizá-los constantemente. Por isso, tente sempre guardá-los dentro de uma mochila ou gaveta, para mantê-los longe da vista. Assim, o foco permanece noutras atividades e o aparelho será utilizado apenas em caso de necessidade.

Defina Horários
Não precisa de abandonar as redes sociais, mas estabelecer horários pré-definidos pode ser uma ótima forma de manter o controlo do seu tempo. Prefira encaixar este momento de lazer nos horários de intervalo do trabalho/estudo. Definir o tempo de uso também é uma maneira de gerir, com qualidade, o tempo gasto e até tornar a navegação mais produtiva. Pode utilizar a gamificação para incentivar esta prática, oferecendo a si mesmo prémios por conseguir cumprir as metas estabelecidas, como um livro novo ou qualquer outra bonificação proveitosa.

Não seja radical!
Não queremos que trate as redes sociais como vilãs. São ferramentas poderosas para aproximar as pessoas e oferecer novas possibilidades de socialização. Porém, o exagero castiga. Não se permita ser dominado por algo que foi criado para nos dar praticidade. Utilizando-as com parcimónia e bom senso, as redes sociais permanecerão com a sua função de entretenimento esporádico e saudável. Seja consciente!

Deixar comentário