O Feng Shui é uma filosofia milenar chinesa que procura potenciar as energias positivas associadas a um espaço físico. A corrente de pensamento tem mais de três mil anos e os seus mestres acreditavam que cada espaço teria a sua própria vibração. Decoração, posição dos móveis e luz natural influenciariam essa vibração, tornando-a mais positiva ou negativa. O Feng Shui baseia- -se na compreensão da natureza e acredita que a terra está viva e cheia de “Qi” ou energia. Se não acredita nesta tradição, desafiamo-lo a fazer pequenas alterações em sua casa de acordo com esta filosofia. Estamos certos que irá mudar de ideias!
Entrada
O hall de entrada é o cartão de visita da nossa casa. Dois elementos essenciais: mesa e espelho. Na mesa pode colocar uma fotografia que retrate um momento feliz da família e um pequeno vaso, atraindo assim energia positiva para o seu lar. O espelho confere uma sensação de maior espaço à casa e retém as energias negativas de quem o visitar.
O quarto
Retire do quarto todos os objetos eletrónicos: televisão, despertador, rádio, computador. O Feng Shui acredita que estes elementos perturbam a nossa tranquilidade e absorvem as nossas energias. As plantas também não devem ser colocadas nesta divisão, já que lhe fornecem energia em excesso. Quanto à cama, não deve dormir com os pés a apontar diretamente para a porta. Opte por têxteis claros e sem grandes padrões, de forma a iluminar mais o espaço. Opte pelo minimalismo: menos é mais!
A sala
Este é um local de convívio e acolhimento por excelência, por isso deve torná-lo o mais aconchegante e convidativo possível. Prefira as cores claras e os tons pastel. As paredes não devem ser inundadas de elementos, mas pode sempre colocar uma peça de arte divertida ou motivadora. Aposte em peças que transmitam conforto como mantas, tapetes e almofadas. O sofá deve estar virado para a porta, de forma a transmitir a quem entra a sensação de hospitalidade e acolhimento.
A cozinha
Outro espaço que deve ser acolhedor e, sobretudo, arrumado, de forma a facilitar a tarefa de quem cozinha. O fogão ou a placa devem estar sempre limpos, já que favorecem a abundância e a prosperidade. Cuidado com os produtos fora de validade: a cozinha simboliza as nossas finanças e produtos terminados não são bons para a saúde do nosso bolso. Objetos cortantes como tesouras e facas não devem estar à vista, opte antes por guardá-los em armários ou gavetas. Livre trânsito para as plantas e fruteiras, dão cor e alegria ao espaço.
A casa de banho
Bem iluminada e ventilada: é assim que se quer a casa de banho. Os mestres chineses acreditam que a água retém energia, por isso este é um local onde o “Qi” pode facilmente escapar. Os espelhos tornam-se aqui elementos importantes, porque aceleram o fluxo de energia. Também na casa de banho deve optar por cores neutras e tons pastel. Como elementos decorativos opte por materiais naturais, como a madeira, ou que lembrem ambientes naturais, como fotografias da praia.
1 Comentário
Joaquim
Sim, acho interessantes e convidativas as sugestões.