Saúde

BEATRIZ MACEDO | «O crescimento da Clínica da Botica é impulsionado pela nossa vontade de aproximar os serviços de saúde às populações»

A Clínica da Botica celebra três décadas de compromisso com a saúde, crescendo de uma pequena unidade para uma rede de referência na região. Nesta entrevista exclusiva à diretora clínica Beatriz Macedo, conhecemos a história por trás deste percurso de sucesso e mostramos como a marca continua a reinventar-se para cuidar melhor da sua comunidade. 

 

A Clínica da Botica está prestes a comemorar 30 anos de atividade. Como descreveria o percurso e a evolução da clínica desde a sua fundação em 1995?
A 15 de maio de 1995, tomei a decisão de abrir as portas da Clínica da Botica, com o objetivo de responder às necessidades da população de Prado e da região envolvente, que careciam de serviços médicos de qualidade e de um ponto de colheita de Análises Clínicas. Desde então, temos crescido de forma sustentada, mantendo sempre como missão a prestação de cuidados de saúde de excelência e proximidade. Ao longo destas três décadas, expandimos os nossos serviços, incorporamos novas especialidades e investimos continuamente em tecnologia e formação, assegurando um acompanhamento de saúde moderno e eficaz para a comunidade. 

Ao longo destas três décadas, quais foram os principais desafios enfrentados e as maiores conquistas da Clínica da Botica? Os desafios ao longo do nosso percurso foram diversos e inerentes a qualquer projeto de saúde ambicioso. Destaco, em particular, a necessidade de acompanhar a evolução médica e tecnológica, garantindo sempre a qualificação e atualização da nossa equipa clínica. A implementação de um modelo de atendimento centrado no paciente também se revelou um de- safio importante. As nossas maiores conquistas refletem-se na confiança que os utentes depositam em nós, na expansão da rede e no impacto positivo que temos na saúde da comunidade. 

A expansão da rede com três novas unidades (Palmeira, Braga São José e Braga Rio Este) reflete um crescimento sustentado. O que motivou essa decisão e quais foram os principais fatores para o sucesso dessa estratégia? 

O crescimento da Clínica da Botica foi impulsionado pela nossa vontade de aproximar os serviços de saúde das populações, permitindo-lhes o acesso a cuidados de qualidade sem necessidade de deslocações longas. A nossa expansão foi alicerçada na qualidade da nossa prestação de serviços e na confiança que os utentes têm em nós. Além disso, a escolha dos novos locais foi criteriosa, garantindo que respondiam a necessidades reais da população, proporcionando-lhes acessibilidade e conveniência. 

A missão da Clínica da Botica é prestar um serviço de saúde de qualidade, adaptado às necessidades da população. Como garantem essa proximidade e personalização no atendimento?

É assegurada através de uma abordagem centrada no paciente, na empatia da nossa equipa e na capacidade de oferecer soluções adequadas a cada caso, com rapidez e eficiência. 

A medicina evoluiu muito nas últimas décadas, tanto em termos de tecnologia como de abordagem ao paciente. Como a Clínica da Botica tem acompanhado essas mudanças?

Acompanhamos a evolução da medicina através da modernização dos nossos equipamentos e da formação contínua dos nossos profissionais. Um exemplo disso é a área da Medicina Dentária, onde passámos de moldes convencionais para a mais confortáveis e eficazes. Apostamos continuamente na inovação, garantindo que os nossos utentes beneficiam das mais recentes descobertas e avanços tecnológicos. 

A diversidade de especialidades médicas oferecidas é um grande diferencial da clínica. Como garantem um corpo clínico de excelência e a integração entre as diferentes áreas de saúde? 

Temos um rigoroso critério de seleção dos nossos profissionais, garantindo que a equipa seja composta por especia- listas altamente qualificados e experientes. A integração entre as diferentes áreas é facilitada por um modelo de atendimento interligado, permitindo que os pacientes sejam acompanhados de forma multidisciplinar dentro da mesma unidade, sem necessidade de deslocações para outras instituições. 

A acessibilidade e o bem-estar dos utentes são prioridades, com espaços modernos, acesso para pessoas com mobilidade reduzida e áreas dedicadas às crianças. Que outros aspetos têm sido trabalhados para melhorar continuamente a experiência do paciente?

Criámos ambientes acolhedores e familiares, com espaços infantis que tornam a experiência das crianças mais positiva, assim como salas de espera confortáveis para os adultos. Trabalhamos continuamente na humanização dos serviços, na redução do tempo de espera e na otimização do fluxo de atendimento, garantindo que cada paciente se sinta bem-recebido e valorizado. 

Quais são os planos para o futuro da Clínica da Botica? Há novas especialidades, projetos de expansão ou inovações em vista? 

Temos um projeto de grande dimensão em fase de estudo e avaliação, mas que, para já, permanece “no segredo dos Deuses”. No entanto, continuamos a trabalhar para expandir as nossas especialidades e serviços, mantendo-nos na vanguarda da saúde. 

Para terminar, que mensagem gostaria de deixar à comunidade que há quase 30 anos confia na Clínica da Botica para cuidar da sua saúde?

Quero expressar a minha profunda gratidão a todos aqueles que confiam em nós para o seu acompanhamento de saúde. É um privilégio fazer parte do bem-estar da nossa comunidade, proporcionando sorrisos felizes e soluções eficazes para cada paciente. Continuaremos a trabalhar com dedicação para retribuir essa confiança. Muito obrigada! 

 

MEDICINA DENTÁRIA | ENDOCRINOLOGIA | NUTRIÇÃO | GASTROENTEROLOGIA | PEDIATRIA | ALERGOLOGIA PNEUMOLOGIA GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA | PSICOLOGIA CLÍNICA | ORTOPEDIA | PSIQUIATRIA | CARDIOLOGIA | CIRURGIA VASCULAR PEDOPSIQUIATRIA | PODOLOGIA | CLÍNICA GERAL | OTORRINOLARINGOLOGIA | UROLOGIA | DERMATOLOGIA NEUROCIRURGIA | MEDICINA INTERNA | CIRURGIA GERAL | NEUROLOGIA | ENFERMAGEM | OSTEOPATIA | GINECOLOGIA

 

Deixar comentário

error: Content is protected !!