Churrasqueira Nacional é o nome do novo espaço de restauração que abriu recentemente na cidade de Braga. Mas se pensa que é mais uma casa do género, desengane-se. Surge com um conceito inovador, através de um “refresh” ao conceito tradicional de churrasqueira. Esta foi a principal missão de Tiago Teixeira e Ivo Nogueira, impulsionadores deste projeto. Dois jovens empreendedores, o último com uma tradição familiar na área da restauração no Grande Porto, há mais de 30 anos, com o Grupo Central Churrasco e Mister Churrasco, e, mais recentemente, o Nogueira’s, um conceito de restaurante mais contemporâneo na baixa do Porto, que decidiram apostar na cidade bracarense e apresentar um espaço agradável, inspirado em conceitos da natureza, reinventando a ideia tradicional de churrasqueira através de uma casa atrativa para as novas gerações.
A dupla decidiu importar algumas tendências mundiais e criar um espaço descontraído, autónomo e interativo, com quiosques digitais para pedidos automáticos no take away, sistemas independentes de bebidas, café e um ambiente que nunca associaríamos a uma churrasqueira típica. Associado a todo este ADN está uma tradição familiar na arte de bem servir e receber, para o qual contribui com vários ingredientes de sucesso. À entrada, num dos quiosques self-service há, como não poderia deixar de ser, frango de churrasco, mas também mistos da casa, e várias entradas desde frango crocante com molho Aioli, asinhas de frango, bolinhos de bacalhau, bolas de alheira ou o hambúrguer de frango. Para os apreciadores da carne, o tomahawk merece destaque, assim como a posta de alcatra, o bife da vazia ou a picanha. E como é um espaço para todos e para aqueles que não dispensam a tradição, a Churrasqueira Nacional sugere o polvo à Lagareiro, o bacalhau à Braga ou assado e até filetes de pescada. Ao almoço há sugestão do dia, sempre com um prato de carne e outro de peixe. As sobremesas são caseiras, confecionadas com os melhores ingredientes e com toda a segurança alimentar exigida. Nas bebidas há também algumas inovações: no restaurante a água é oferecida, existe a opção de refil nos refrigerantes, e o café tem desconto caso o cliente opte por se servir. O objetivo é que haja mais autonomia e menos desperdício, num espaço que privilegia as boas práticas de sustentabilidade. Os dois jovens empresários visionários pretendem, no futuro, robotizar alguns processos e, principalmente, manter a qualidade num nível superior, estando nas suas expetativas levar a Churrasqueira Nacional de Norte a Sul do País.