Brincar

DOMINÓ

DOS 8 AOS 80 PARA JOGAR EM QUALQUER LADO

É, principalmente, nos cafés e tabernas que mais se joga dominó. Habitualmente, amigos juntam-se também em mesas de jardins para uma “jogatana”. Em casa, é, igualmente, um jogo muito apreciado, ideal para bons momentos familiares. De fácil aprendizagem e acessível a pessoas dos “8 aos 80”, pode ser jogado em qualquer lado e desdobrado em dezenas de variantes, desde as mais simples às mais complexas!
O dominó é um dos jogos mais populares no Mundo, jogado, principalmente, em toda a Europa, Norte e Sul da América e Ásia. E as suas origens remontam, possivel- mente, a mais de mil anos.

A forma mais antiga de dominó foi encontrada na China e data de 1120 DC. No entanto, muitos chineses acreditam que o jogo de dominó foi inventado muito antes por um soldado herói chamado Hung Ming, que viveu entre 181 e 234 DC, com o objetivo de divertir os seus soldados. Esta data anterior não foi provada, mas é certo que o dominó é de origem chinesa e foi introduzido na Europa através de Veneza e Nápoles no início do século XVIII, e foram os venezianos a inventar o nome “dominó” para o jogo.

Rapidamente, o jogo espalhou-se por toda a Europa. Hoje em dia, é jogado em todo o mundo. Inclusive, em alguns países é comum realizarem-se grandes jogos e torneios, onde se pode ganhar (ou perder) muito dinheiro. É também um dos jogos populares mais comuns em Portugal.

O jogo de dominó baseia-se na verdade e o conjunto tradicional contém uma peça única para cada combinação possível de lances. Cada dominó tem dois lados contendo entre zero a seis pontos ou pips e há 28 dominós num conjunto dito tradicional. Tal como acontece com as cartas, existem muitas centenas de jogos diferentes que podem ser jogados com um conjunto padrão de dominós e exemplares de diferentes tamanhos que podem ser usados (incluindo dominós gigantes).

Para jogar, são precisos 2, 3 ou 4 jogadores, uma mesa e um conjunto de dominós, que é normalmente composto por 28 peças achatadas e retangulares (de madeira, osso, marfim ou plástico), divididas a meio por uma linha preta e marcadas individualmente de zero (vazio) a seis, números esses que são representados com pontos pretos. Os conjuntos tradicionais têm no seis-duplo o seu dominó mais alto, porém, existem conjuntos especializados com mais peças, em que o mais alto é um nove-duplo, um doze-duplo, um quinze-duplo ou um dezoito-duplo. O objetivo do jogo passa por “despachar” as suas peças antes de qualquer um dos seus adversários. Depois, é feita a pontuação. Cada participante deve colocar o total de pontos das pedras que sobraram na sua mão. Num papel, anotam-se esses números na coluna da pessoa que venceu a rodada.
A primeira pessoa que chegar a 100 pontos ganha o jogo.

Deixar comentário