Entrou ontem em funcionamentouma plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde — SNS24 para cidadãos surdos. A linha tem seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa para prestar atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.
“A nova plataforma, disponível no site do SNS24, permite estabelecer o contacto, através de videochamada, entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Este fará depois a mediação com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de atendimento de voz”, explicou o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social em comunicado.
O serviço permite às pessoas surdas acederem ao serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento do SNS 24 para obterem as orientações adequadas ao seu problema de saúde não emergente. Os cidadãos podem estabelecer contacto através da videochamada em Língua Gestual Portuguesa, em que o intérprete de língua gestual portuguesa garante a comunicação entre os profissionais do SNS 24 e os cidadãos surdos em contexto de atendimento à distância, e a modalidade de chat, em que a pessoa surda contacta os profissionais do SNS 24 através de texto escrito.