O Carnaval de Famalicão é de todos e para todos e no dia 16 de fevereiro, ninguém vai querer perder aquela que é a noite mais animada do ano em Vila Nova de Famalicão. Dos mais novos aos mais velhos, todos vivem de forma intensa os festejos carnavalescos, numa noite de folia sem igual em que milhares de pessoas se reúnem de forma espontânea e divertida nas ruas para ver e ser parte da festa.
E ao Carnaval de Famalicão vão todos! Os que planeiam tudo ao pormenor e os que improvisam a fantasia à última hora. Vão os que vivem intensamente a noite e os que “estão só a ver”. Ninguém fica indiferente, mesmo os que acham ‘que já não têm idade para brincadeiras’ e são sempre os últimos a abandonar a festa, que se prolonga pela madrugada dentro.

Transporte rodoviário gratuito
Para garantir que ninguém fica de fora, a Câmara Municipal vai assegurar transporte rodoviário gratuito em todo o concelho. Ao todo, estarão disponíveis 12 linhas de autocarros, com partidas das freguesias de Mogege, Pedome, Riba de Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Nine, Portela, Nine, Jesufrei e Lousado, às 21h45, 22h30 e 23h15, em direção ao centro da cidade, onde a animação se prolonga até às 4h30 da manhã.
O regresso está garantido com autocarros às 03h00, 04h00 e 05h00, com partida do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.
Mantém-se ainda a parceria especial com a CP – Comboios de Portugal, que disponibiliza bilhetes de ida e volta ao preço único de três euros, válidos em todas as linhas dos Comboios Urbanos do Porto, mediante a compra entre os dias 2 e 14 de fevereiro.
Centro com animação e Dj’s
O centro da cidade é assim o ponto de encontro para a grande noite de Carnaval de Famalicão, que começa ao cair da noite com animação nas ruas, nos bares, espaços de restauração e nos quatro palcos onde a animação, com a atuação de diversos DJ’s, está a cargo da autarquia: Rua Luís Barroso, Praça 9 de Abril, Praça D. Maria II e na Praça – Mercado Municipal. Nota ainda para as Praças da Alimentação instaladas na Praceta Cupertino de Miranda e na Rua Padre Benjamim Salgado e para o habitual desfile e concurso de mascarados, com prémios para os três primeiros classificados, que se realiza no palco da Rua Luís Barroso.
«O Carnaval de Famalicão tornou-se especial por ser de todos e por ser uma festa que tem na espontaneidade a sua grande força. O convite está lançado: queremos que as pessoas venham para a rua e que se divirtam», diz a propósito o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
Ao Carnaval de Famalicão chegam foliões de vários pontos do país que, ao som da música e de forma espontânea e divertida, transformam as ruas da cidade numa mescla de cores, com uma alegria e diversão contagiantes.
Mário Passos antecipa «uma grande noite de Carnaval» e aguça a curiosidade de todos aqueles que ainda não conhecem o Carnaval de Famalicão. «Quem vem não se arrepende e promete sempre cá voltar», assegura.
De salientar, também, o cuidado com a sustentabilidade que se repete, com todos os bares e espaços de restauração a adotarem a utilização de copos de plástico reutilizáveis, numa ação coordenada pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão.
Apesar do ponto alto estar marcado para a noite do dia 16 de fevereiro, ao longo do fim-de-semana e até à terça-feira de Carnaval, o concelho vive com intensidade os festejos carnavalescos.
Desfile infantil marca inicio das festas
Na sexta-feira, 13 de fevereiro, são os mais novos que marcam o início dos quatro dias de festa, com o desfile de Carnaval Infantil, que percorre o centro da cidade de Famalicão. Os pequenos foliões, das diferentes escolas do concelho, vão mostrar as fantasias preparadas para a festa, num cortejo que sai para as ruas a partir das 14h00 e que vai da Rua Adriano Pinto Basto em direção ao Parque 1º de Maio.

No domingo, 15 de fevereiro, decorre o desfile de Caretos em bicicleta, iniciativa que começa às 10h00, nos Paços do Concelho, e que percorre toda a cidade, num animado passeio de bicicletas.

Na tarde de segunda-feira, e antes da grande noite, é a vez dos seniores se juntarem à festa, com o Desfile de Carnaval Sénior a colorir o Pavilhão Municipal com a participação de várias instituições sociais do concelho.

Na terça-feira de Carnaval há desfiles por todo o concelho. Os festejos encerram com a tradicional “Queima do Galheiro”, em Fradelos. Ligada às celebrações do Entrudo, esta manifestação popular assinala o fim do ciclo carnavalesco, a expulsão das forças negativas do Inverno e a entrada num período de renovação espiritual que antecede a Quaresma.

Durante vários dias, a população mobiliza-se nos diferentes lugares da freguesia, saindo à rua para amontoar os resíduos agrícolas e florestais em redor de um tronco de pinheiro, o chamado galheiro. No topo é colocado um boneco, designado por ‘entrudo’, que acaba por ser consumido pelas chamas. Alguns galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura, dando origem a um saudável despique entre os lugares para ver quem constrói e queima o maior.
A iniciativa decorre a partir das 20h30 e assinala o final das festividades carnavalescas e o início da época quaresmal.
Recorde-se que a promoção e organização do Carnaval de Famalicão é feita pelo Município em parceria com a ACIF, estabelecimentos de restauração e bares da cidade, associações de cultura, recreio, desporto, solidariedade social e escolas do concelho.
