Notícias

Laboratório ProChild ajuda crianças e famílias em desafios levantados pela pandemia

O ProChild CoLAB – o primeiro laboratório colaborativo em Portugal dedicado ao combate à pobreza e exclusão social na infância – sistematizou as principais estratégias e recursos a que crianças, famílias e profissionais podem recorrer para lidarem e ajudarem a lidar com o surto de COVID-19 e consequentes efeitos a nível emocional e social.

Uma das medidas mais impactantes para as famílias portuguesas foi o encerramento dos estabelecimentos de ensino públicos e privados, impacto esse agudizado pelo facto de muitos pais se encontrarem em teletrabalho. Como consequência destas medidas, as dinâmicas familiares mudaram repentina e drasticamente num período já de si marcado pela incerteza e inquietude face ao cenário de pandemia. O atual contexto de crise acarreta, assim, desafios importantes para pais e crianças, podendo ter uma influência negativa na sua saúde mental e bem-estar (por exemplo, surgimento de estados de ansiedade, stress, frustração, tristeza)“, adianta o Laboratório.

A equipa que constitui o ProChild sabe que, apesar das múltiplas informações que existem sobre a pandemia, nem sempre é fácil para as famílias selecionarem as fontes credíveis e de especial relevância, por isso propôs-se a fazer esse mesmo trabalho, facilitando a vida a crianças, famílias e demais cuidadores e/ou profissionais.

“O ProChild CoLAB procedeu à sistematização de recursos nacionais e internacionais de qualidade, baseados em conhecimento científico atual, de forma a simplificar o acesso aos mesmos“, explicaram, em comunicado.

Assim, numa página intuitiva e de fácil acesso, podem ser encontrados vários recursos especificamente dirigidos a crianças, como livros digitais, guias e brochuras, entre outros materiais. Os pais e educadores também contam, a título de exemplo, com vários vídeos e guias. Os profissionais podem, através da página, consultar diversos websites, artigos e documentos técnicos.

O ProChild CoLAB, no âmbito da sua atuação, encontra-se já a desenvolver esforços no sentido de poder, antecipadamente, propor ações, medidas e iniciativas para as crianças e as famílias, capazes de antecipar a entrada numa situação pós COVID-19, que se deseja que seja o mais breve possível, mas que se antevê marcada por algumas dificuldades específicas. Continuará, assim, a acompanhar o desenvolvimento da crise pandémica e procurará contribuir para a defesa e bem-estar das crianças, sobretudo das que se encontram em situações de maior vulnerabilidade“, concluem os responsáveis.

Para ter acesso a toda a informação disponibilizada pelo ProChild CoLAB, basta aceder a www.prochildcolab.pt. Os responsáveis podem ainda ser contactados através do e-mail [email protected].

 

 

Deixar comentário

error: Content is protected !!