Ler

Isabel Allende

A história de Isabel Allende e da política do Chile são muito próximas. Sobrinha de Salvador Allende, a sua carreira foi impulsionada pelos momentos em exílio. O seu maior sucesso, “A Casa dos Espíritos”, foi baseado nas lembranças da sua infância e juventude. Rodeada de uma atmosfera liberal e intelectual, despertou naquela altura o interesse pela literatura. Estudou jornalismo, foi redatora e criou obras teatrais.

Após o exílio, a escritora inaugurou a “Fundação Isabel Allende” em homenagem à filha. Esta também influenciou outra obra de grande sucesso, “Paula”. Em luto e depressão, a escritora narra os factos ocorridos durante a grave doença da filha, que morreu depois de um longo período em coma.

Apesar das suas tragédias, Isabel Allende continuou a fazer a diferença. Teve livros adaptados para o cinema, deu palestras e ganhou inúmeros prémios, tanto pelas suas obras quanto pela sua ação social. Em 2014 foi homenageada com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais importante distinção civil dos Estados Unidos da América.

 

Aconselhamos a leitura




Eva Luna

O romance de Isabel Allende retrata a cativante protagonista da narrativa, Eva, que constitui um nostálgico alter ego da autora. A personagem tem uma vida de pobreza e de luta pela sobrevivência, num contexto de chefes e de ditaduras militares em que o povo nunca decide o curso dos acontecimentos. A ironia diante das condições adversas e o humor sempre presente transformam em comédia os momentos mais trágicos.

Páginas: 272


Deixar comentário